Teste de Paternidade (DNA)
O teste de paternidade, também conhecido como teste de DNA, é um exame que compara o DNA de duas ou mais pessoas para determinar se há vínculo genético entre elas.
O teste é feito a partir de amostras biológicas, como sangue ou saliva, através da comparação de determinadas partes do DNA do material coletado.
Existem os testes de paternidade TRIO ou DUO.
TRIO: Exame de Investigação de Vinculo Genético no qual podem participar mãe, filho(a) requerente e suposto pai.
Para testes TRIO são analisados no mínimo 15 marcadores de regiões STR. Laudos de inclusão são liberados com uma probabilidade mínima de 99,9999% e laudos de exclusão são liberados com no mínimo 4 exclusões (inconsistência genética) entre os envolvidos.
Na modalidade TRIO, os testes possuem maior robustez estatística, pois há participação da mãe. Isso possibilita identificar, com certeza, qual parte do DNA do filho é proveniente da mãe. Consequentemente, a outra metade da informação genética do filho precisa estar no suposto pai testado.
DUO: Exame de Investigação de Vinculo Genético no qual podem participar um filho(a) requerente e o suposto pai ou a suposta mãe.
As amostras são analisadas por duas equipes diferentes (prova e contraprova). Para testes DUO são analisados no mínimo 18 marcadores de regiões STR. Laudos de inclusão são liberados com uma probabilidade mínima de 99,99% e laudos de exclusão são liberados como no mínimo 4 exclusões (inconsistência genética) entre os envolvidos.
Esse teste, embora raramente, pode apresentar resultado inconclusivo.
Os laudos, tanto do TRIO quanto DUO, trazem todas as informações referentes à coleta (local, data e responsável pela coleta e identificação), informações técnicas e cálculo do índice de paternidade. No resultado e conclusão são evidenciados os alelos obtidos e a probabilidade do suposto pai ser o pai biológico do filho testado.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Informar se existe a possibilidade de um parente próximo do suposto pai testado ser pai biológico do filho(a) requerente. Caso afirmativo, informar o grau de parentesco entre eles (ex. pai, irmão, primo ou tio do suposto pai).
Para realização do teste é obrigatório apresentação de documento com foto; ou certidão de nascimento para menores de idade; ou declaração de nascido vivo com validade de até 90 dias após o nascimento; certidão de óbito; todos eles com original e cópia.
Envolvidos menores de idade poderão realizar o teste somente acompanhado do responsável legal com documentos comprobatórios.
É imprescindível a presença de todos os envolvidos e responsáveis legais no momento da coleta.
É possível realizar o exame após a morte do suposto pai?
Sim. Neste caso, normalmente, o exame é realizado utilizando parentes biológicos próximos (irmãos, filhos ou pais do suposto pai falecido).
O exame é confidencial?
Sim. O resultado do exame somente é fornecido a quem o contratou ou às pessoas autorizadas pelo contratante, mediante protocolo de atendimento e documento com foto. No caso de exames judiciais o resultado é encaminhado diretamente ao juiz.
Qual é o prazo de entrega do resultado?
O resultado é fornecido em 10 dias úteis após a entrada das amostras no laboratório de apoio.
Para mais informações entre em contato pelo whatsapp: 19 99710-5200