Notícias

Exame de sexagem fetal: o que é e como fazer?

19 março 2020

Palavras-chave: exame; sexagem fetal; gravidez. sexo; bebê; biocenter; coleta

A maioria das gestantes possuem uma curiosidade quase incontrolável para saber o sexto do bebê. E para sorte delas a ciência permite obter essa resposta antes do nascimento.

Estamos falando do exame de Sexagem Fetal, que é um exame seguro, confiável e não invasivo, que pode ser realizado a partir da 8ª semana para descobrir o sexto dos bebês. Caso você não saiba ao certo de quantas semanas é sua gravidez, você pode calcular através da data da sua última menstruação.

Como o sangue da mãe também há a presença de DNA fetal, o exame de Sexagem fetal, faz a a pesquisa da presença do cromossomo Y (presente somente em indivíduos com sexo biológico masculino) no plasma materno. Caso ele seja detectado, é possível concluir que o bebê é um menino. Havendo a ausência do cromossomo Y, conclui-se que é uma menina.

Como é a coleta?

Para analisar o DNA fetal no plasma materno, o primeiro passo é realizar uma punção venosa do sangue periférico da gestante, parecido a qualquer outro exame de sangue comum que estamos acostumadas a fazer. A diferença é que não precisa de nenhum preparo ou jejum.

É necessário algum preparo para o exame?

Para realização do exame não é necessário pedido médico. Ao chegar no Biocenter, você precisará apenas informar a semana de gestação e a data da última menstruação no momento da coleta (informação obrigatória no formulário fornecido pelo laboratório).

E para quem está grávida de gêmeos?

A gravidez de gêmeos não impede que as gestantes realizem a sexagem fetal. No entanto, vale ressaltar que em casos de gestação gemelar bivitelina (onde há formação de duas placentas) o resultado obtido será parcial, ou seja, existe a possibilidade de não se saber o sexo dos dois bebês. Isso porque havendo a presença do cromossomo Y, sabe-se que há a presença de ao menos um feto do sexo masculino, mas não é possível dizer se são os dois ou apenas um. Na ausência do cromossomo Y, sabe-se que os dois bebês são do sexo feminino. Já no caso de gravidez gemelar univitelina (mesma placenta), o resultado é o mesmo sexo para ambos os bebês.

Ficou com alguma dúvida, encaminha para a gente!

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais