Notícias

O que você precisa saber sobre os exames para diagnóstico de diabetes?

2 abril 2020

Palavras-chave: diabetes; exame; diagnóstico; açúcar; glicemia; glicose; laboratório; biocenter

Quem possui diabetes hoje em dia, possui inúmeros recursos para ficar de olho na glicemia (açúcar no sangue), algo essencial na prevenção de sérias complicações.

Existem dois tipos de diabetes, a de tipo 1 e a de tipo 2, sendo que, na primeira, o organismo deixou de produzir insulina e, na segunda, a insulina continua sendo produzida, porém não é convenientemente utilizada para “nivelar” o açúcar no sangue.

Você sabia que a maioria das mortes confirmadas por covid-19 ocorreram em pessoas acima dos 60 anos, com problemas prévios de saúde como diabetes? Por isso, é importante ficar atento aos níveis de glicose apresentados!

✔️ Muito ou pouca glicose no sangue pode ser um sinal de uma condição médica séria.

✔️Níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) podem ser um sinal de diabetes.

✔️ Baixos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) também podem levar a grandes problemas de saúde, incluindo danos cerebrais.

 

A confirmação da doença é feita a partir da verificação do resultado de vários exames laboratoriais que avaliam a quantidade de glicose circulante no sangue.

Os exames disponíveis são:

– Exame de glicemia em jejum

– Teste de glicemia capilar

– Teste de tolerância à glicose (TOTG)

– Exame da hemoglobina glicada.

 

E como se preparar para um exame como estes?

Para um exame de glicemia em jejum, você não pode comer ou beber nada além de água de oito a dez horas antes do teste a ser realizado no laboratório. Os testes de jejum são mais comuns porque fornecem resultados mais precisos e são mais fáceis de interpretar.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais