Notícias

O que você precisa saber sobre os exames para diagnóstico de diabetes?

2 abril 2020

Palavras-chave: diabetes; exame; diagnóstico; açúcar; glicemia; glicose; laboratório; biocenter

Quem possui diabetes hoje em dia, possui inúmeros recursos para ficar de olho na glicemia (açúcar no sangue), algo essencial na prevenção de sérias complicações.

Existem dois tipos de diabetes, a de tipo 1 e a de tipo 2, sendo que, na primeira, o organismo deixou de produzir insulina e, na segunda, a insulina continua sendo produzida, porém não é convenientemente utilizada para “nivelar” o açúcar no sangue.

Você sabia que a maioria das mortes confirmadas por covid-19 ocorreram em pessoas acima dos 60 anos, com problemas prévios de saúde como diabetes? Por isso, é importante ficar atento aos níveis de glicose apresentados!

✔️ Muito ou pouca glicose no sangue pode ser um sinal de uma condição médica séria.

✔️Níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) podem ser um sinal de diabetes.

✔️ Baixos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) também podem levar a grandes problemas de saúde, incluindo danos cerebrais.

 

A confirmação da doença é feita a partir da verificação do resultado de vários exames laboratoriais que avaliam a quantidade de glicose circulante no sangue.

Os exames disponíveis são:

– Exame de glicemia em jejum

– Teste de glicemia capilar

– Teste de tolerância à glicose (TOTG)

– Exame da hemoglobina glicada.

 

E como se preparar para um exame como estes?

Para um exame de glicemia em jejum, você não pode comer ou beber nada além de água de oito a dez horas antes do teste a ser realizado no laboratório. Os testes de jejum são mais comuns porque fornecem resultados mais precisos e são mais fáceis de interpretar.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais