Notícias

O que você precisa saber sobre os exames para diagnóstico de diabetes?

2 abril 2020

Palavras-chave: diabetes; exame; diagnóstico; açúcar; glicemia; glicose; laboratório; biocenter

Quem possui diabetes hoje em dia, possui inúmeros recursos para ficar de olho na glicemia (açúcar no sangue), algo essencial na prevenção de sérias complicações.

Existem dois tipos de diabetes, a de tipo 1 e a de tipo 2, sendo que, na primeira, o organismo deixou de produzir insulina e, na segunda, a insulina continua sendo produzida, porém não é convenientemente utilizada para “nivelar” o açúcar no sangue.

Você sabia que a maioria das mortes confirmadas por covid-19 ocorreram em pessoas acima dos 60 anos, com problemas prévios de saúde como diabetes? Por isso, é importante ficar atento aos níveis de glicose apresentados!

✔️ Muito ou pouca glicose no sangue pode ser um sinal de uma condição médica séria.

✔️Níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) podem ser um sinal de diabetes.

✔️ Baixos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) também podem levar a grandes problemas de saúde, incluindo danos cerebrais.

 

A confirmação da doença é feita a partir da verificação do resultado de vários exames laboratoriais que avaliam a quantidade de glicose circulante no sangue.

Os exames disponíveis são:

– Exame de glicemia em jejum

– Teste de glicemia capilar

– Teste de tolerância à glicose (TOTG)

– Exame da hemoglobina glicada.

 

E como se preparar para um exame como estes?

Para um exame de glicemia em jejum, você não pode comer ou beber nada além de água de oito a dez horas antes do teste a ser realizado no laboratório. Os testes de jejum são mais comuns porque fornecem resultados mais precisos e são mais fáceis de interpretar.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais