Notícias

Terceira idade: conheça os exames essenciais para vive-la com saúde

9 abril 2020

Palavras-chave: terceira idade; exames; prevenção; diagnóstico; doenças; biocenter; saúde; velhice

O número de idosos aumentou consideravelmente graças à evolução da medicina. Nos últimos 30 anos a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Não podemos ignorar o fato de que, com o passar dos anos, nosso organismo se torna mais suscetível a desenvolver problemas de saúde, exigindo alguns cuidados a mais. O grande desafio é entender como envelhecer de forma saudável, mantendo corpo e mente ativos.

Por isso para manter a mente e a saúde em dia, com vigor e qualidade de vida, é necessário ter cuidados redobrados.  Conheça os 5 exames de rotina mais importantes para quem já chegou na terceira idade:

1 – Hemograma completo: permite o diagnóstico de anemias, infecções, doenças autoimunes e até mesmo alguns tipos de câncer, como as leucemias.

2 – Perfil Lipídico e Proteína C reativa: esse exame revela se há o risco ou não de o paciente desenvolver a aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial.

3 – Glicemia: feito com o objetivo de medir a taxa de açúcar no sangue, este exame preventivo leva em consideração que o risco de diabetes tipo 2 aumenta a partir de certa idade.

4 – TSH: a incidência de hipotireoidismo aumenta com o passar da idade, principalmente nas mulheres. O exame de TSH mede o nível de hormônio que controla a tireoide e é importante para verificar se há alguma alteração significativa em seu funcionamento para que seja feito o tratamento.

5 – Eletrocardiograma: o sistema cardiovascular sofre diversas modificações com o decorrer da idade, que culminam com o comprometimento da função cardíaca. Este é um exame que mensura a frequência cardíaca e suas oscilações, estando a pessoa em repouso ou em atividade intensa.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso laboratório em Piracicaba: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais