Notícias

Terceira idade: conheça os exames essenciais para vive-la com saúde

9 abril 2020

Palavras-chave: terceira idade; exames; prevenção; diagnóstico; doenças; biocenter; saúde; velhice

O número de idosos aumentou consideravelmente graças à evolução da medicina. Nos últimos 30 anos a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

Não podemos ignorar o fato de que, com o passar dos anos, nosso organismo se torna mais suscetível a desenvolver problemas de saúde, exigindo alguns cuidados a mais. O grande desafio é entender como envelhecer de forma saudável, mantendo corpo e mente ativos.

Por isso para manter a mente e a saúde em dia, com vigor e qualidade de vida, é necessário ter cuidados redobrados.  Conheça os 5 exames de rotina mais importantes para quem já chegou na terceira idade:

1 – Hemograma completo: permite o diagnóstico de anemias, infecções, doenças autoimunes e até mesmo alguns tipos de câncer, como as leucemias.

2 – Perfil Lipídico e Proteína C reativa: esse exame revela se há o risco ou não de o paciente desenvolver a aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial.

3 – Glicemia: feito com o objetivo de medir a taxa de açúcar no sangue, este exame preventivo leva em consideração que o risco de diabetes tipo 2 aumenta a partir de certa idade.

4 – TSH: a incidência de hipotireoidismo aumenta com o passar da idade, principalmente nas mulheres. O exame de TSH mede o nível de hormônio que controla a tireoide e é importante para verificar se há alguma alteração significativa em seu funcionamento para que seja feito o tratamento.

5 – Eletrocardiograma: o sistema cardiovascular sofre diversas modificações com o decorrer da idade, que culminam com o comprometimento da função cardíaca. Este é um exame que mensura a frequência cardíaca e suas oscilações, estando a pessoa em repouso ou em atividade intensa.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nosso laboratório em Piracicaba: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

 

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais