Palavras-chave: diagnóstico; biocenter; exame; lactose; intolerância à lactose; leite
Intolerância a lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Causado pela baixa produção da enzima que digere o açúcar do leite, esse problema traz dor de barriga e outros incômodos gastrointestinais.
Além da avaliação clínica, o diagnóstico da intolerância à lactose pode contar com dois exames específicos: teste de intolerância à lactose e exame genético.
Confira a seguir como funciona cada um deles:
✔️ Exame de tolerância à lactose: o paciente ingere um líquido rico em lactose para, depois, realizar um exame de sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.
✔️ Exame genético: é um teste molecular de análise de alteração do gene MCM6 responsável pela manutenção da tolerância à lactose na vida adulta, realizado a partir de uma amostra de sangue no organismo, que consegue ser identificado por meio de um medidor de ácidos.
E como se prevenir?
Infelizmente, não há como conter a queda na produção da lactase. Porém, vale lembrar que o bom funcionamento dos órgãos digestivos repercute na digestão da lactose. Recomendamos você a investir num cardápio com verduras, frutas e cereais integrais, que facilitam o trânsito intestinal. O organismo mais saudável fica menos propenso a gases e cólicas, mesmo com a presença de lactose não digerida.
Entre em contato com o time Biocenter Laboratório para demais dúvidas: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200