Notícias

Diagnóstico de Intolerância à Lactose: quais os exames disponíveis?

23 abril 2020

Palavras-chave: diagnóstico; biocenter; exame; lactose; intolerância à lactose; leite 

Intolerância a lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Causado pela baixa produção da enzima que digere o açúcar do leite, esse problema traz dor de barriga e outros incômodos gastrointestinais.

Além da avaliação clínica, o diagnóstico da intolerância à lactose pode contar com dois exames específicos: teste de intolerância à lactose e exame genético.

Confira a seguir como funciona cada um deles:

✔️ Exame de tolerância à lactose: o paciente ingere um líquido rico em lactose para, depois, realizar um exame de sangue e verificar a quantidade de glucose na corrente sanguínea.

✔️ Exame genético: é um teste molecular de análise de alteração do gene MCM6 responsável pela manutenção da tolerância à lactose na vida adulta, realizado a partir de uma amostra de sangue no organismo, que consegue ser identificado por meio de um medidor de ácidos.

 

E como se prevenir?

Infelizmente, não há como conter a queda na produção da lactase. Porém, vale lembrar que o bom funcionamento dos órgãos digestivos repercute na digestão da lactose. Recomendamos você a investir num cardápio com verduras, frutas e cereais integrais, que facilitam o trânsito intestinal. O organismo mais saudável fica menos propenso a gases e cólicas, mesmo com a presença de lactose não digerida.

Entre em contato com o time Biocenter Laboratório para demais dúvidas: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais