Palavras-chave: pré-natal; gravidez; exame; biocenter. segurança; patologias; bebês; mães
A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.
O pré-natal se inicia na consulta a um médico ginecologista, que confirmará a gravidez e agilizará os primeiros exames clínicos e de imagem. Estes exames são importantes para garantir uma gestação tranquila e a saúde do futuro bebê
Mas quais são os exames necessários nesse período?
A maior parte dos exames solicitados é realizada através de coleta do sangue da gestante e são avaliados os principais fatores para uma gestação saudável. São eles:
– Hemograma: avalia se a gestante possui algum processo anêmico e qualquer processo infeccioso em desenvolvimento.
– VDRL: serve para diagnosticar sífilis, uma doença congênita grave que pode levar a malformação do bebê.
– Glicose: durante a gestação, a mulher pode desenvolver um quadro de diabetes gestacional.
– Parcial de urina e urocultura com antibiograma: serve para diagnosticar uma infecção urinária, quadro muito comum durante a gravidez.
– HIV: devido à possibilidade de transmissão do vírus para o feto, este exame é muito importante, pois sabe-se que, com um diagnóstico precoce a doença pode ser controlada.
– Hepatites B e C: Os quadros virais de hepatite constituem causas infecciosas importantes, que podem trazer risco à gestante e ao bebê.
– Rubéola: doença que pode causar risco grave, com presença de sequelas irreversíveis ao feto ou até mesmo óbito fetal.
– Toxoplasmose: esse parasita pode causar infecção congênita extremamente séria, como por exemplo, problemas neurológicos e oculares (cegueira).
Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200