Notícias

Gravidez segura: qual a importância dos exames pré-natais?

30 abril 2020

Palavras-chave: pré-natal; gravidez; exame; biocenter. segurança; patologias; bebês; mães

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O pré-natal se inicia na consulta a um médico ginecologista, que confirmará a gravidez e agilizará os primeiros exames clínicos e de imagem. Estes exames são importantes para garantir uma gestação tranquila e a saúde do futuro bebê

Mas quais são os exames necessários nesse período?

A maior parte dos exames solicitados é realizada através de coleta do sangue da gestante e são avaliados os principais fatores para uma gestação saudável. São eles:

– Hemograma: avalia se a gestante possui algum processo anêmico e qualquer processo infeccioso em desenvolvimento.

– VDRL: serve para diagnosticar sífilis, uma doença congênita grave que pode levar a malformação do bebê.

– Glicose: durante a gestação, a mulher pode desenvolver um quadro de diabetes gestacional.

– Parcial de urina e urocultura com antibiograma: serve para diagnosticar uma infecção urinária, quadro muito comum durante a gravidez.

– HIV: devido à possibilidade de transmissão do vírus para o feto, este exame é muito importante, pois sabe-se que, com um diagnóstico precoce a doença pode ser controlada.

– Hepatites B e C: Os quadros virais de hepatite constituem causas infecciosas importantes, que podem trazer risco à gestante e ao bebê.

– Rubéola: doença que pode causar risco grave, com presença de sequelas irreversíveis ao feto ou até mesmo óbito fetal.

– Toxoplasmose: esse parasita pode causar infecção congênita extremamente séria, como por exemplo, problemas neurológicos e oculares (cegueira).

Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais