Notícias

Gravidez segura: qual a importância dos exames pré-natais?

30 abril 2020

Palavras-chave: pré-natal; gravidez; exame; biocenter. segurança; patologias; bebês; mães

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O pré-natal se inicia na consulta a um médico ginecologista, que confirmará a gravidez e agilizará os primeiros exames clínicos e de imagem. Estes exames são importantes para garantir uma gestação tranquila e a saúde do futuro bebê

Mas quais são os exames necessários nesse período?

A maior parte dos exames solicitados é realizada através de coleta do sangue da gestante e são avaliados os principais fatores para uma gestação saudável. São eles:

– Hemograma: avalia se a gestante possui algum processo anêmico e qualquer processo infeccioso em desenvolvimento.

– VDRL: serve para diagnosticar sífilis, uma doença congênita grave que pode levar a malformação do bebê.

– Glicose: durante a gestação, a mulher pode desenvolver um quadro de diabetes gestacional.

– Parcial de urina e urocultura com antibiograma: serve para diagnosticar uma infecção urinária, quadro muito comum durante a gravidez.

– HIV: devido à possibilidade de transmissão do vírus para o feto, este exame é muito importante, pois sabe-se que, com um diagnóstico precoce a doença pode ser controlada.

– Hepatites B e C: Os quadros virais de hepatite constituem causas infecciosas importantes, que podem trazer risco à gestante e ao bebê.

– Rubéola: doença que pode causar risco grave, com presença de sequelas irreversíveis ao feto ou até mesmo óbito fetal.

– Toxoplasmose: esse parasita pode causar infecção congênita extremamente séria, como por exemplo, problemas neurológicos e oculares (cegueira).

Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais