Notícias

Gravidez segura: qual a importância dos exames pré-natais?

30 abril 2020

Palavras-chave: pré-natal; gravidez; exame; biocenter. segurança; patologias; bebês; mães

A realização do pré-natal representa papel fundamental na prevenção e/ou detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

O pré-natal se inicia na consulta a um médico ginecologista, que confirmará a gravidez e agilizará os primeiros exames clínicos e de imagem. Estes exames são importantes para garantir uma gestação tranquila e a saúde do futuro bebê

Mas quais são os exames necessários nesse período?

A maior parte dos exames solicitados é realizada através de coleta do sangue da gestante e são avaliados os principais fatores para uma gestação saudável. São eles:

– Hemograma: avalia se a gestante possui algum processo anêmico e qualquer processo infeccioso em desenvolvimento.

– VDRL: serve para diagnosticar sífilis, uma doença congênita grave que pode levar a malformação do bebê.

– Glicose: durante a gestação, a mulher pode desenvolver um quadro de diabetes gestacional.

– Parcial de urina e urocultura com antibiograma: serve para diagnosticar uma infecção urinária, quadro muito comum durante a gravidez.

– HIV: devido à possibilidade de transmissão do vírus para o feto, este exame é muito importante, pois sabe-se que, com um diagnóstico precoce a doença pode ser controlada.

– Hepatites B e C: Os quadros virais de hepatite constituem causas infecciosas importantes, que podem trazer risco à gestante e ao bebê.

– Rubéola: doença que pode causar risco grave, com presença de sequelas irreversíveis ao feto ou até mesmo óbito fetal.

– Toxoplasmose: esse parasita pode causar infecção congênita extremamente séria, como por exemplo, problemas neurológicos e oculares (cegueira).

Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente: 📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais