Palavras-chave: biocenter; teste para covid-19; coronavírus; diagnóstico; exame; teste molecular; teste rápido; sorologia
Desde o início da pandemia do coronavírus, surgiram diferentes possibilidades de testes para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado. No post de hoje desvendamos essa dúvida!
O teste para detecção do novo coronavírus possui as seguintes vertentes: Teste molecular (RT-PCR), Sorologia, Teste rápido para detecção de anticorpos e Antígeno SARS-CoV-2. Saiba quais são as diferenças:
RT-PCR – é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Deve ser colhido do 2º ao 10º dia de sintoma ou exposição;
SOROLOGIA – verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Realizados através das metodologias de Elisa ou Quimioluminescência apresentam um desempenho muito superior que o imunocromatrográfico. Deve ser colhido após o 7º dia de sintoma ou exposição.
TESTES RÁPIDOS – detecta-se a presença ou não de anticorpos das classes IgM/IgG (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes é a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta (tratamento/isolamento). Deve ser colhido após o 7º dia de exposição.
No Biocenter você realiza seu teste rápido por um preço que cabe no seu bolso!
Entre em contato: 📞 (19) 99422-3062⠀ ⠀