Notícias

Campanha Junho Vermelho: saiba como é utilizado o sangue que você doa.

25 junho 2020

Palavras-chave: junho vermelho; biocenter; doação de sangue; salvar vidas

Você sabia que cada doador pode ajudar até três pessoas com uma única doação?

Para doar sangue os primeiros passos já são bastante conhecidos: primeiro, o doador comparece a um posto de coleta com os documentos em mãos, preenche um cadastro e realiza alguns exames. Caso atenda aos requisitos, doa o equivalente a uma bolsa de 450mL.

Mas para onde vai o sangue depois da doação?

O sangue é dividido em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado, que é um concentrado de proteínas. Os hemocomponentes mais utilizados no dia a dia dos hospitais são o concentrado de hemácias e o concentrado de plaquetas.

O concentrado de hemácias é utilizado para restauração da capacidade de transporte de oxigênio. Ele pode ser aplicado em quadros de anemia e perda aguda de sangue. Já o concentrado de plaquetas é utilizado quando há baixa de plaquetas num nível que coloque o paciente em risco de sangramento ativo.

O concentrado de plaquetas deve ser armazenado em temperatura ambiente e tem validade de no máximo cinco dias após a coleta, o que aumenta ainda mais a importância de doações constantes.

Cada bolsa de sangue total doada gera uma bolsa de concentrado de hemácias. Esse hemocomponente é armazenado na geladeira, com temperatura entre dois e seis graus, e dura até 35 dias.

Há sempre há pacientes nos hospitais necessitando desse tipo de sangue e infelizmente, principalmente durante o inverno, quando a população evita sair de casa, os hemocentros ficam cada vez mais vazios.

Por isso, junte-se a nós na campanha para salvar vidas. O Junho Vermelho visa conscientizar a população da importância deste ato, que nos toma apenas algumas horinhas do dia e pode ser vital para ajudar outras pessoas.

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais