Notícias

Campanha Junho Vermelho: saiba como é utilizado o sangue que você doa.

25 junho 2020

Palavras-chave: junho vermelho; biocenter; doação de sangue; salvar vidas

Você sabia que cada doador pode ajudar até três pessoas com uma única doação?

Para doar sangue os primeiros passos já são bastante conhecidos: primeiro, o doador comparece a um posto de coleta com os documentos em mãos, preenche um cadastro e realiza alguns exames. Caso atenda aos requisitos, doa o equivalente a uma bolsa de 450mL.

Mas para onde vai o sangue depois da doação?

O sangue é dividido em quatro partes: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco e crioprecipitado, que é um concentrado de proteínas. Os hemocomponentes mais utilizados no dia a dia dos hospitais são o concentrado de hemácias e o concentrado de plaquetas.

O concentrado de hemácias é utilizado para restauração da capacidade de transporte de oxigênio. Ele pode ser aplicado em quadros de anemia e perda aguda de sangue. Já o concentrado de plaquetas é utilizado quando há baixa de plaquetas num nível que coloque o paciente em risco de sangramento ativo.

O concentrado de plaquetas deve ser armazenado em temperatura ambiente e tem validade de no máximo cinco dias após a coleta, o que aumenta ainda mais a importância de doações constantes.

Cada bolsa de sangue total doada gera uma bolsa de concentrado de hemácias. Esse hemocomponente é armazenado na geladeira, com temperatura entre dois e seis graus, e dura até 35 dias.

Há sempre há pacientes nos hospitais necessitando desse tipo de sangue e infelizmente, principalmente durante o inverno, quando a população evita sair de casa, os hemocentros ficam cada vez mais vazios.

Por isso, junte-se a nós na campanha para salvar vidas. O Junho Vermelho visa conscientizar a população da importância deste ato, que nos toma apenas algumas horinhas do dia e pode ser vital para ajudar outras pessoas.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais