Notícias

Cuidados com a saúde durante o inverno

2 julho 2020

Palavras-chave: inverno; cuidados com a saúde; biocenter; baixa umidade; frio

Com o início do inverno, o frio, somado à baixa umidade do ar e à maior concentração de poluentes, se torna o principal desencadeador de doenças, como gripes e resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido.

Porém, durante essa época do ano por conta do frio, mutas pessoas deixam de lado os cuidados necessários com a saúde. O inverno demanda cuidados especiais de prevenção de doenças mais comuns nos períodos de temperaturas mais amenas, portanto, é importante estar em dia com os exames de rotina.

Confira a seguir alguns dos exames de rotina indispensáveis para manter uma boa saúde:

1 – Hemograma: ele ajuda a avaliar diferentes elementos do sangue e aspectos de saúde, como, por exemplo, se o paciente está ou não com anemia.

2 – Colesterol e glicemia: são avaliações sanguíneas que medem os níveis de açúcar no sangue e o perfil lipídico do paciente, revelando se há ou não risco para problemas como diabetes, aterosclerose, AVC, hipertensão arterial, entre outras doenças.

3 – Dosagem de hormônios da tireoide: ele avalia os níveis dos hormônios TSH e T4 livre, que podem indicar a presença de doenças que estão afetando o funcionamento da tireoide.

4 – Exame de urina ou urocultura: o exame avalia o estado fisiológico do organismo, fornecendo dados importantes sobre o estado geral de saúde, e ainda detecta a presença de problemas renais. Já a urocultura é indicada para a detecção de infecção urinária nos pacientes.

5 – Pressão arterial: o exame da pressão arterial detecta alterações na pressão sanguínea e hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

Cuide bem do seu maior bem, sua saúde!

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais