Notícias

Exame de tireoide: como funciona?

23 julho 2020

Palavras-chave: tireoide; biocenter; exame; diagnóstico; glândula; sintomas; doença

A tireoide é uma glândula que fica na parte anterior do pescoço. Sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo. Quando seu nível é desregular, pode afetar no peso, memória, crescimento e desenvolvimento, humor e concentração.

Dentre todas as doenças que acometem essa glândula, a mais comum é o hipotireoidismo. A doença é mais frequente em mulheres e em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Além de tudo, isso tende a se repetir entre os membros da família. Por isso, se você tem hipotireoidismo não deixe de avisar seus parentes sobre a sua condição. Quando não tratada, a doença afeta o desempenho físico e mental, além de elevar os níveis de colesterol no sangue.

O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireoide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Este exame mostra quais são as possíveis causas, se os tratamentos que estão sendo realizados estão surtindo efeito e alterações na tireoide de recém-nascidos.

THS Alto: quais os sintomas?

O hipotiroidismo pode seguir de alguns sintomas que são:

– Cansaço;

– Depressão;

– Queda de cabelo;

– Ganho de peso;

– Dores musculares frequentes;

– Lapsos de memória;

– Intestino preso;

– Colesterol alto.

E quando devo realizar o exame TSH?

O exame deve ser feito após uma recomendação médica. É importante estar atento aos sintomas e se há a presença de nódulos ou inchaço na região do pescoço, que podem indicar alterações na tireoide.

Agora, precisa marcar um exame como este? Conte com o Biocenter!

Com atendimento personalizado e um time especializado, estamos prontos para melhor atende-lo. Consulte-nos!

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais