Notícias

Exame de tireoide: como funciona?

23 julho 2020

Palavras-chave: tireoide; biocenter; exame; diagnóstico; glândula; sintomas; doença

A tireoide é uma glândula que fica na parte anterior do pescoço. Sua função é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir hormônio T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina) que ajudam no controle do metabolismo. Quando seu nível é desregular, pode afetar no peso, memória, crescimento e desenvolvimento, humor e concentração.

Dentre todas as doenças que acometem essa glândula, a mais comum é o hipotireoidismo. A doença é mais frequente em mulheres e em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Além de tudo, isso tende a se repetir entre os membros da família. Por isso, se você tem hipotireoidismo não deixe de avisar seus parentes sobre a sua condição. Quando não tratada, a doença afeta o desempenho físico e mental, além de elevar os níveis de colesterol no sangue.

O exame TSH tem como objetivo analisar os problemas que podem ser encontrados na tireoide e avaliar a sua função. As alterações na função da tireoide podem ser classificadas em hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Este exame mostra quais são as possíveis causas, se os tratamentos que estão sendo realizados estão surtindo efeito e alterações na tireoide de recém-nascidos.

THS Alto: quais os sintomas?

O hipotiroidismo pode seguir de alguns sintomas que são:

– Cansaço;

– Depressão;

– Queda de cabelo;

– Ganho de peso;

– Dores musculares frequentes;

– Lapsos de memória;

– Intestino preso;

– Colesterol alto.

E quando devo realizar o exame TSH?

O exame deve ser feito após uma recomendação médica. É importante estar atento aos sintomas e se há a presença de nódulos ou inchaço na região do pescoço, que podem indicar alterações na tireoide.

Agora, precisa marcar um exame como este? Conte com o Biocenter!

Com atendimento personalizado e um time especializado, estamos prontos para melhor atende-lo. Consulte-nos!

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais