Notícias

Alimentos que combatem a anemia

6 agosto 2020

Palavras-chave: anemia; alimentação; dieta; saúde; bem estar; biocenter

Causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia é uma doença que pode ser tratada com medicamentos e ajustes na alimentação.

Os alimentos que curam a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha ou feijão, porém consumir algum alimento rico em vitamina C, como laranja, limão ou morango, na mesma refeição também é importante, já que a vitamina C melhora a absorção do ferro pelo organismo.

E como funciona o diagnóstico?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico irá observar o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. Também irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Confira abaixo o que acrescentar no cardápio para combater a anemia:

– Carnes Vermelhas

Contém grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia.

– Pão de cevada ou integral

Contém um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

– Vegetais escuros

Salsa, espinafre ou rúcula além de serem ricos em ferro, são também uma fonte de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo.

– Beterraba

A beterraba possui alto teor em ferro, sendo ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente.

– Feijão preto

É rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo.

– Frutas com vitamina C

Laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi e acerola são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos.

Agora que você já sabe quais alimentos não devem ficar de fora da dieta para combater a anemia, que tal compartilhar com um amigo? 😊

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais