Notícias

Alimentos que combatem a anemia

6 agosto 2020

Palavras-chave: anemia; alimentação; dieta; saúde; bem estar; biocenter

Causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue, a anemia é uma doença que pode ser tratada com medicamentos e ajustes na alimentação.

Os alimentos que curam a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha ou feijão, porém consumir algum alimento rico em vitamina C, como laranja, limão ou morango, na mesma refeição também é importante, já que a vitamina C melhora a absorção do ferro pelo organismo.

E como funciona o diagnóstico?

A anemia é detectada através do exame de sangue. O médico irá observar o hemograma, a quantidade de ferro e zinco, as proteínas e as vitaminas. Também irá avaliar a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobinas, sendo normalmente um indicativo de anemia quando os valores da hemoglobina estão baixos.

Confira abaixo o que acrescentar no cardápio para combater a anemia:

– Carnes Vermelhas

Contém grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia.

– Pão de cevada ou integral

Contém um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

– Vegetais escuros

Salsa, espinafre ou rúcula além de serem ricos em ferro, são também uma fonte de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo.

– Beterraba

A beterraba possui alto teor em ferro, sendo ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente.

– Feijão preto

É rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo.

– Frutas com vitamina C

Laranja, limão, tangerina, morango, abacaxi e acerola são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos.

Agora que você já sabe quais alimentos não devem ficar de fora da dieta para combater a anemia, que tal compartilhar com um amigo? 😊

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais