Palavras-chave: espermograma; exame; biocenter; espermatozoides; homens; coleta
Geralmente solicitado para investigar a causa da infertilidade de um casal, o exame de espermograma tem como objetivo avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides do homem.
Mas como funciona a coleta?
Para realizar o exame é necessária uma amostra de sêmen, que deve ser coletada, preferencialmente, no próprio laboratório por meio da masturbação, e, em alguns casos, pode ser recomendado o jejum, cujo tempo deve ser determinado pelo médico..
Além de verificar a fertilidade masculina, o espermograma é usado também para detectar outros fatores da saúde do homem, como as condições da próstata e o funcionamento dos testículos após cirurgia de vasectomia.
O que é analisado?
A análise do sêmen coletado acontece em duas etapas: a primeira é uma análise macroscópica e a segunda, uma análise microscópica. As duas as etapas são fundamentais para avaliação da qualidade e quantidade de espermatozoides capazes de fertilizar um óvulo, indicando, assim, a capacidade reprodutiva do homem.
Cerca de 80% dos homens com dificuldade de engravidar suas esposas apresentam baixa concentração dos espermatozoides associada à diminuição da motilidade ou alteração da sua morfologia, por isso, o exame é requisitado.
Agende o seu com o Biocenter!