Notícias

Exame de ácido úrico: para que serve?

24 setembro 2020

Palavras-chave: ácido úrico; exame; biocenter; rins; saúde; bem estar

O ácido úrico é o principal produto do catabolismo de purina no ser humano. A maior parte da formação do ácido úrico ocorre no fígado é eliminado através dos rins, e a quantidade de ácido úrico do organismo é determinada pelo equilíbrio entre a síntese e a eliminação.

A hiperuricemia poder ser classificada em primária (eliminação reduzida) e secundária (excesso de produção). Sua forma primária está relacionada diretamente à Gota, Síndrome de Lesch- Nyhan e a maior atividade da síntese de fosforibosil-pirofosfato.

A forma secundária está associada a diversas condições patológicas como insuficiência renal, doenças mieloproliferativas, doenças hemolíticas, consumo excessivo de álcool, etc. A hipouricemia pode ser causada pelo aumento da excreção de ácido úrico renal originadas por doenças como a Síndrome de Fanconi e Diabetes Mellitus, ou pela diminuição da produção causada pela xantinúria hereditária, terapia medicamentosa com alopurinol e síndrome hipereosinofílica.

O exame de ácido úrico acusa a alta ou baixa concentração dessa substância no nosso corpo. Geralmente é solicitado para checar o excesso ou a falta do ácido úrico no organismo.

Mas como se preparar para o exame?

É necessário um jejum mínimo de três horas antes da coleta de sangue. Também é importante dizer ao seu médico quais medicamentos você toma regularmente, incluindo suplementos alimentares. Em alguns casos, pode ser necessário interromper o uso da medicação.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o Biocenter!

📞 (19) 3433-5277 | (19) 997105200⠀

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais