Notícias

Cortisol: entenda como funciona o exame

1 outubro 2020

Palavras-chave: exame; biocenter; cortisol; diagnóstico; glândulas; jejum

O exame de cortisol geralmente é pedido para verificar se existem problemas com as glândulas suprarrenais ou com a hipófise, pois o cortisol é um hormônio produzido e regulado por estas glândulas.

O cortisol é produzido e secretado pelas glândulas suprarrenais, dois órgãos triangulares que ficam em cima dos rins. A produção do hormônio é regulada pela glândula pituitária, um pequeno órgão localizado abaixo do cérebro. Quando o nível de cortisol no sangue cai, o corpo começa a produzir ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), que estimula as glândulas suprarrenais adrenais a produzir e liberar cortisol.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.

⚠️ Atenção: Esse exame requer um jejum mínimo de oito horas para a coleta da manhã e de três horas para a coleta da tarde.

Além disso, em qualquer tipo de exame de cortisol, deve-se informar o médico sobre os remédios que está tomando, especialmente no caso de corticoides, como dexametasona, pois podem provocar alterações nos resultados.

Agende o seu com o Biocenter!

(19) 3433-5277 (19) 99710-5200⠀

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais