Palavras-chave: outubro rosa; biocenter; prevenção; câncer no colo do útero; mulheres; exames
Uma das razões da alta incidência de morte entre mulheres com câncer de colo do útero é a ausência do rastreamento precoce. Seja pela falta de informação ou de uma rotina periódica de exames, o fato é que as mulheres demoram para serem diagnosticadas, o que diminui a chance de sucesso no tratamento.
Por isso, no post de hoje listamos 3 exames para detectar essa condição. Confira!
1 – Papanicolau
O Papanicolau é o principal exame preventivo para câncer no colo do útero. Quando feito com a periodicidade indicada, é capaz de reduzir em até 80% a incidência da doença.
É um exame feito durante o exame ginecológico e é um processo rápido, dura apenas alguns minutos. O médico, com auxílio de uma espátula e de uma escovinha, faz a coleta de células do colo uterino e envia a amostra para uma análise laboratorial.
2 – Colposcopia
A colposcopia é um exame que permite ao médico visualizar a vagina e o colo uterino por meio de um aparelho conhecido como colposcópio, uma lente que aumenta de 10 a 40 vezes o tamanho normal.
É realizada no próprio consultório ginecológico. Após inserir o espéculo vaginal, o médico examina a vulva, a vagina e o colo uterino com o auxílio do instrumento.
3 – Histeroscopia
É um procedimento que permite observar a cavidade uterina, o canal cervical e o interior da vagina por meio de uma endoscopia.
Em posição ginecológica, é introduzido na vagina um histeroscópio com uma pequena câmera acoplada, passando pelo colo e chegando à cavidade uterina, e uma inspeção é feita à procura de lesões. Quando necessário, pode ser colhido material do colo do útero para biópsia. O procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial e sem a necessidade de anestesia.
Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato com nossa equipe!
(19) 3433-5277 (19) 99710-5200⠀