Notícias

3 exames para detectar câncer no colo do útero

8 outubro 2020

Palavras-chave: outubro rosa; biocenter; prevenção; câncer no colo do útero; mulheres; exames

Uma das razões da alta incidência de morte entre mulheres com câncer de colo do útero é a ausência do rastreamento precoce. Seja pela falta de informação ou de uma rotina periódica de exames, o fato é que as mulheres demoram para serem diagnosticadas, o que diminui a chance de sucesso no tratamento.

Por isso, no post de hoje listamos 3 exames para detectar essa condição. Confira!

1 – Papanicolau

O Papanicolau é o principal exame preventivo para câncer no colo do útero. Quando feito com a periodicidade indicada, é capaz de reduzir em até 80% a incidência da doença.

É um exame feito durante o exame ginecológico e é um processo rápido, dura apenas alguns minutos. O médico, com auxílio de uma espátula e de uma escovinha, faz a coleta de células do colo uterino e envia a amostra para uma análise laboratorial.

2 – Colposcopia

A colposcopia é um exame que permite ao médico visualizar a vagina e o colo uterino por meio de um aparelho conhecido como colposcópio, uma lente que aumenta de 10 a 40 vezes o tamanho normal.

É realizada no próprio consultório ginecológico. Após inserir o espéculo vaginal, o médico examina a vulva, a vagina e o colo uterino com o auxílio do instrumento.

3 – Histeroscopia

É um procedimento que permite observar a cavidade uterina, o canal cervical e o interior da vagina por meio de uma endoscopia.

Em posição ginecológica, é introduzido na vagina um histeroscópio com uma pequena câmera acoplada, passando pelo colo e chegando à cavidade uterina, e uma inspeção é feita à procura de lesões. Quando necessário, pode ser colhido material do colo do útero para biópsia. O procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial e sem a necessidade de anestesia.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe!

(19) 3433-5277 (19) 99710-5200⠀

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais