Notícias

3 exames para detectar câncer no colo do útero

8 outubro 2020

Palavras-chave: outubro rosa; biocenter; prevenção; câncer no colo do útero; mulheres; exames

Uma das razões da alta incidência de morte entre mulheres com câncer de colo do útero é a ausência do rastreamento precoce. Seja pela falta de informação ou de uma rotina periódica de exames, o fato é que as mulheres demoram para serem diagnosticadas, o que diminui a chance de sucesso no tratamento.

Por isso, no post de hoje listamos 3 exames para detectar essa condição. Confira!

1 – Papanicolau

O Papanicolau é o principal exame preventivo para câncer no colo do útero. Quando feito com a periodicidade indicada, é capaz de reduzir em até 80% a incidência da doença.

É um exame feito durante o exame ginecológico e é um processo rápido, dura apenas alguns minutos. O médico, com auxílio de uma espátula e de uma escovinha, faz a coleta de células do colo uterino e envia a amostra para uma análise laboratorial.

2 – Colposcopia

A colposcopia é um exame que permite ao médico visualizar a vagina e o colo uterino por meio de um aparelho conhecido como colposcópio, uma lente que aumenta de 10 a 40 vezes o tamanho normal.

É realizada no próprio consultório ginecológico. Após inserir o espéculo vaginal, o médico examina a vulva, a vagina e o colo uterino com o auxílio do instrumento.

3 – Histeroscopia

É um procedimento que permite observar a cavidade uterina, o canal cervical e o interior da vagina por meio de uma endoscopia.

Em posição ginecológica, é introduzido na vagina um histeroscópio com uma pequena câmera acoplada, passando pelo colo e chegando à cavidade uterina, e uma inspeção é feita à procura de lesões. Quando necessário, pode ser colhido material do colo do útero para biópsia. O procedimento pode ser realizado em ambiente ambulatorial e sem a necessidade de anestesia.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com nossa equipe!

(19) 3433-5277 (19) 99710-5200⠀

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais