Notícias

Outubro Rosa: 4 exames para detecção de câncer de mama

15 outubro 2020

Palavras chave: biocenter; outubro rosa; câncer de mama; prevenção; diagnóstico; exames

Você sabia que a melhor forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce? Inicialmente, devemos saber que toda mulher deve ter o hábito de fazer o autoexame. A palpação das mamas é muito importante e por meio da sensibilidade, é possível detectar nódulos precocemente.

Hoje listamos os principais exames para a prevenção. Confira!

Exame físico

O exame físico é um exame feito pelo ginecologista através da palpação da mama para identificar nódulos e outras alterações na mama da mulher. Este exame sinaliza a presença de nódulos, sem que haja verificação de que se trata de uma lesão benigna ou maligna.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem, pertencente à classe dos exames complementares (ou seja, exames adicionais em relação àqueles chamados de exames de rotina). As imagens são obtidas com um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-X para gerar radiografias das mamas. O exame identifica microcalcificações, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.

Exame de Sangue

O exame de sangue é útil no diagnóstico do câncer de mama, pois normalmente quando há algum processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm sua concentração aumentada no sangue, como por exemplo o CA125, CA 19.9, CEA, MCA, AFP, CA 27.29 ou o CA 15.3, que é normalmente o marcador mais solicitado pelo médico. Além de serem importantes para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, os marcadores tumorais também podem informar o médico quanto à resposta do tratamento e recorrência do câncer de mama.

Ultrassom da mama

É um exame frequentemente feito depois da mulher fazer uma mamografia e do resultado ter apresentado alguma alteração. Esse exame é particularmente indicado para mulheres com mamas grandes e firmes, especialmente se houver casos de câncer de mama na família.

Lembre-se! Esse é um mês para RESSALTAR a importância dos cuidados com a saúde da mulher que deve estar na sua pauta o ANO TODO.

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais