Notícias

Outubro Rosa: 4 exames para detecção de câncer de mama

15 outubro 2020

Palavras chave: biocenter; outubro rosa; câncer de mama; prevenção; diagnóstico; exames

Você sabia que a melhor forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce? Inicialmente, devemos saber que toda mulher deve ter o hábito de fazer o autoexame. A palpação das mamas é muito importante e por meio da sensibilidade, é possível detectar nódulos precocemente.

Hoje listamos os principais exames para a prevenção. Confira!

Exame físico

O exame físico é um exame feito pelo ginecologista através da palpação da mama para identificar nódulos e outras alterações na mama da mulher. Este exame sinaliza a presença de nódulos, sem que haja verificação de que se trata de uma lesão benigna ou maligna.

Mamografia

A mamografia é um exame de imagem, pertencente à classe dos exames complementares (ou seja, exames adicionais em relação àqueles chamados de exames de rotina). As imagens são obtidas com um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-X para gerar radiografias das mamas. O exame identifica microcalcificações, assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.

Exame de Sangue

O exame de sangue é útil no diagnóstico do câncer de mama, pois normalmente quando há algum processo cancerígeno, algumas proteínas específicas têm sua concentração aumentada no sangue, como por exemplo o CA125, CA 19.9, CEA, MCA, AFP, CA 27.29 ou o CA 15.3, que é normalmente o marcador mais solicitado pelo médico. Além de serem importantes para auxiliar no diagnóstico do câncer de mama, os marcadores tumorais também podem informar o médico quanto à resposta do tratamento e recorrência do câncer de mama.

Ultrassom da mama

É um exame frequentemente feito depois da mulher fazer uma mamografia e do resultado ter apresentado alguma alteração. Esse exame é particularmente indicado para mulheres com mamas grandes e firmes, especialmente se houver casos de câncer de mama na família.

Lembre-se! Esse é um mês para RESSALTAR a importância dos cuidados com a saúde da mulher que deve estar na sua pauta o ANO TODO.

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais