Notícias

A importância de uma alimentação saudavel para nossa saúde

19 novembro 2020

Uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, acompanhada da prática de atividade física, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.
Um cardápio equilibrado ajuda o sistema imunológico, melhora o humor e a memória, reduz o cansaço e o estresse, aumenta a qualidade do sono, previne o envelhecimento precoce da pele, melhora o sistema digestivo e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Mas como ter uma alimentação saudável?

Muitas pessoas pensam que uma alimentação saudável é restritiva, mas a verdadeira chave para um bom cardápio é a variedade. Nutricionistas indicam que quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios você consome.
Confira outras dicas que o Biocenter preparou para uma alimentação saudável:

1 – Ao invés do açúcar refinado, utilize xilitol, açúcar de coco ou melado;

2 – Evite refrigerantes e sucos industrializados;

3 – Prepare refeições com menos sal;

4 – Coma 1 a 2 porções de frutas por dia;

5 – Beba 2 litros de água diariamente;

6 – Não pule suas refeições;

7 – Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;

8 – Não consuma líquidos durante as refeições;

9 – Evite bebidas alcoólicas;

10 – Aumente a quantidade de frutas, legumes e hortaliças no seu dia a dia.

Vale ressaltar que cada alimento tem o seu valor nutritivo. As frutas, por exemplo, acumulam grande quantidade de água e sais minerais, principalmente ferro, cálcio, sódio e potássio. Já o ferro auxilia na oxigenação do organismo ajudando entre outros, o desempenho das funções cerebrais com exatidão.
As frutas também fornecem calorias, fibras e vários outros nutrientes que regulam outros mecanismos e previnem doenças degenerativas, tais como: câncer de estômago, esôfago, intestino e pulmão, além de doenças cardiovasculares.

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais