Notícias

Alimentação e saúde: qual a importância da boa alimentação para uma vida saudável?

26 novembro 2020

Palavras-chave: alimentação; cardápio; saúde; vida saudável; alimentos; nutrientes

Todos nós sabemos que uma alimentação adequada é a chave para uma vida saudável. Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Portanto, conhecer os alimentos que comemos é essencial para entendermos as razões de como cada ingrediente consegue completar nossas próprias necessidades.

Optar por uma alimentação saudável é a melhor forma de obter os nutrientes fundamentais para seu organismo. Podem ser encontrados em diversos alimentos que podem ser incluídos no cardápio ou, com o devido acompanhamento profissional.

No post de hoje separamos algumas dicas de alimentação para você e quais nutrientes acrescentar na sua dieta. Confira!

🟢 Ferro: aumenta a imunidade, previne a anemia e fornece energia. Um mineral essencial para o bom funcionamento das células do organismo. Tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, ovo, feijão e ervilhas.

🟢 Cálcio: melhora o metabolismo ósseo, saúde dos ossos e contração muscular. O cálcio é distribuído no organismo entre os dentes, ossos e sangue. Alimentos que possuem cálcio: leite desnatado, brócolis, espinafre, ameixa seca, quiabo, sardinhas sem pele e castanha do pará.

🟢 Selênio: aumenta a imunidade, previne as doenças cardiovasculares e auxilia no ganho de massa muscular. Alimentos que encontramos o selênio: castanha do pará, atum, repolho, brócolis e espinafre.

🟢 Vitaminas do complexo B: desde promover a pele e cabelo saudáveis a impedir a perda da memória ou enxaquecas. São fundamentais para manter nosso corpo em funcionamento e ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. Alimentos que encontramos esses nutrientes: castanha do pará (B1), levedura de cerveja (B1, B2, B3 e B9), fígado (B3 e B12), queijo cottage, cogumelos e semente de girassol (B5), amendoim (B3, B5 e B7), salmão, banana e abacate (B6), espinafre e lentilha (B9).

🟢 Zinco: saúde cerebral, combate os sinais do envelhecimento, fornece energia e auxilia na perda de peso. Esse mineral protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo, desempenhando um papel vital para a síntese da proteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo. Alimentos ricos em zinco: ostras, feijão, frango, nozes, castanhas, semente de abóbora e arroz integral.

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais