Notícias

Alimentação e saúde: qual a importância da boa alimentação para uma vida saudável?

26 novembro 2020

Palavras-chave: alimentação; cardápio; saúde; vida saudável; alimentos; nutrientes

Todos nós sabemos que uma alimentação adequada é a chave para uma vida saudável. Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Portanto, conhecer os alimentos que comemos é essencial para entendermos as razões de como cada ingrediente consegue completar nossas próprias necessidades.

Optar por uma alimentação saudável é a melhor forma de obter os nutrientes fundamentais para seu organismo. Podem ser encontrados em diversos alimentos que podem ser incluídos no cardápio ou, com o devido acompanhamento profissional.

No post de hoje separamos algumas dicas de alimentação para você e quais nutrientes acrescentar na sua dieta. Confira!

🟢 Ferro: aumenta a imunidade, previne a anemia e fornece energia. Um mineral essencial para o bom funcionamento das células do organismo. Tem a função de transportar oxigênio para o músculo em atividade. Alimentos ricos em ferro: carne vermelha, ovo, feijão e ervilhas.

🟢 Cálcio: melhora o metabolismo ósseo, saúde dos ossos e contração muscular. O cálcio é distribuído no organismo entre os dentes, ossos e sangue. Alimentos que possuem cálcio: leite desnatado, brócolis, espinafre, ameixa seca, quiabo, sardinhas sem pele e castanha do pará.

🟢 Selênio: aumenta a imunidade, previne as doenças cardiovasculares e auxilia no ganho de massa muscular. Alimentos que encontramos o selênio: castanha do pará, atum, repolho, brócolis e espinafre.

🟢 Vitaminas do complexo B: desde promover a pele e cabelo saudáveis a impedir a perda da memória ou enxaquecas. São fundamentais para manter nosso corpo em funcionamento e ajudam a converter os alimentos em combustível, o que nos permite ficar energizados durante todo o dia. Alimentos que encontramos esses nutrientes: castanha do pará (B1), levedura de cerveja (B1, B2, B3 e B9), fígado (B3 e B12), queijo cottage, cogumelos e semente de girassol (B5), amendoim (B3, B5 e B7), salmão, banana e abacate (B6), espinafre e lentilha (B9).

🟢 Zinco: saúde cerebral, combate os sinais do envelhecimento, fornece energia e auxilia na perda de peso. Esse mineral protege o organismo por ter ação antioxidante, diminuindo a quantidade de radicais livres em nosso corpo, desempenhando um papel vital para a síntese da proteínas e ajuda na regulação da produção de células do sistema imunológico do corpo. Alimentos ricos em zinco: ostras, feijão, frango, nozes, castanhas, semente de abóbora e arroz integral.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais