Notícias

Como funciona o teste de HIV 1 e 2?

3 dezembro 2020

Palavras-chave: Biocenter, HIV, exame, diagnóstico, infecção, coleta de sangue.

O Biocenter realiza o exame de HIV tipo 1 e 2. Mas você sabe como ele funciona?

O teste HIV 1 e HIV 2 é utilizado para diagnosticar uma possível infecção do vírus HIV, e é realizado por meio da coleta de sangue, retirado de uma das veias do braço.

O teste de HIV 1 e 2 é solicitado, na maioria das vezes, quando há suspeita de infecção pelo HIV.

A contaminação acontece através da relação sexual sem preservativos ou por meio do contato com sangue contaminado, que pode acontecer no compartilhamento de agulhas, por exemplo.
Além dos casos citados, o vírus pode ser transmitido através da mãe para o bebê durante o parto ou até mesmo na amamentação.

Porém, o teste de HIV 1 e 2 não é indicado para crianças com menos de um ano e meio. O mais recomendado, nesses casos, é a realização do exame de carga viral, pois os anticorpos presentes no leite materno podem modificar o resultado do exame.

Como esse exame é feito?

O sangue é retirado de uma das veias do braço. Por isso, ele precisa ser limpo com álcool e, acima do local da perfuração, é amarrado um elástico, pressionando a circulação e deixando a veia mais evidente.
Em seguida, a coleta é feita por meio da introdução de uma agulha fina na veia. Após o processo ser realizado, o sangue é encaminhado para análise.
Agende o seu com o Biocenter!

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais