Notícias

Como funciona o teste de HIV 1 e 2?

3 dezembro 2020

Palavras-chave: Biocenter, HIV, exame, diagnóstico, infecção, coleta de sangue.

O Biocenter realiza o exame de HIV tipo 1 e 2. Mas você sabe como ele funciona?

O teste HIV 1 e HIV 2 é utilizado para diagnosticar uma possível infecção do vírus HIV, e é realizado por meio da coleta de sangue, retirado de uma das veias do braço.

O teste de HIV 1 e 2 é solicitado, na maioria das vezes, quando há suspeita de infecção pelo HIV.

A contaminação acontece através da relação sexual sem preservativos ou por meio do contato com sangue contaminado, que pode acontecer no compartilhamento de agulhas, por exemplo.
Além dos casos citados, o vírus pode ser transmitido através da mãe para o bebê durante o parto ou até mesmo na amamentação.

Porém, o teste de HIV 1 e 2 não é indicado para crianças com menos de um ano e meio. O mais recomendado, nesses casos, é a realização do exame de carga viral, pois os anticorpos presentes no leite materno podem modificar o resultado do exame.

Como esse exame é feito?

O sangue é retirado de uma das veias do braço. Por isso, ele precisa ser limpo com álcool e, acima do local da perfuração, é amarrado um elástico, pressionando a circulação e deixando a veia mais evidente.
Em seguida, a coleta é feita por meio da introdução de uma agulha fina na veia. Após o processo ser realizado, o sangue é encaminhado para análise.
Agende o seu com o Biocenter!

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais