Notícias

Para que serve o exame de Imunoglobulina A?

10 dezembro 2020

Palavras-chave: biocenter; IgA; exame; proteína; imunidade; glicoproteína

A imunoglobulina A ou IgA, é uma proteína encontrada em grandes quantidades nas mucosas, principalmente, na mucosa respiratória e gastrointestinal.

Ela consiste em um anticorpo, uma glicoproteína, que garante a defesa do nosso organismo, sendo uma proteína com participação importante na imunidade de mucosas que envolvem alguns órgãos, como: estômago, intestino e boca.

Mas qual é a função do exame?

De acordo com os resultados obtidos com o exame de imunoglobulina, o médico poderá avaliar problemas decorrentes da baixa imunidade, como alergias, toxoplasmose, vários tipos de hepatites, rubéola e, até mesmo, o HIV, ou seja, diversas infecções virais, bacterianas e parasitárias.

O que significa IgA alta?

O aumento da IgA pode acontecer quando houver alteração nas mucosas. A quantidade de IgA pode estar aumentada em caso de infecções respiratórias ou intestinais e na cirrose hepática, por exemplo, além de também poder haver alteração em caso de infecções na pele ou dos rins.

O que significa IgA baixa?

A diminuição de IgA é, normalmente, genética e não leva ao desenvolvimento de sintomas relacionados com essa alteração, sendo considerada deficiência quando a concentração dessa imunoglobulina é inferior a 5 mg/dL no sangue.
No entanto, a baixa quantidade dessa imunoglobulina circulante no organismo pode favorecer o aparecimento de doenças, já que as mucosas ficam desprotegidas. Dessa forma, além de poder estar diminuída devido a fatores genéticos, a deficiência de IgA também pode se apresentar em caso de:

– Alterações imunológicas;
– Alergias respiratórias;
– Fibrose cística;
– Leucemia;
– Diarreia crônica;
e outros.

Quando acontece uma diminuição da IgA, é comum que o organismo tente compensar através do aumento da produção de IgM e IgG, com o objetivo de combater a doença e manter o organismo protegido.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o Biocenter!

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais