Notícias

Para que serve o exame de Imunoglobulina A?

10 dezembro 2020

Palavras-chave: biocenter; IgA; exame; proteína; imunidade; glicoproteína

A imunoglobulina A ou IgA, é uma proteína encontrada em grandes quantidades nas mucosas, principalmente, na mucosa respiratória e gastrointestinal.

Ela consiste em um anticorpo, uma glicoproteína, que garante a defesa do nosso organismo, sendo uma proteína com participação importante na imunidade de mucosas que envolvem alguns órgãos, como: estômago, intestino e boca.

Mas qual é a função do exame?

De acordo com os resultados obtidos com o exame de imunoglobulina, o médico poderá avaliar problemas decorrentes da baixa imunidade, como alergias, toxoplasmose, vários tipos de hepatites, rubéola e, até mesmo, o HIV, ou seja, diversas infecções virais, bacterianas e parasitárias.

O que significa IgA alta?

O aumento da IgA pode acontecer quando houver alteração nas mucosas. A quantidade de IgA pode estar aumentada em caso de infecções respiratórias ou intestinais e na cirrose hepática, por exemplo, além de também poder haver alteração em caso de infecções na pele ou dos rins.

O que significa IgA baixa?

A diminuição de IgA é, normalmente, genética e não leva ao desenvolvimento de sintomas relacionados com essa alteração, sendo considerada deficiência quando a concentração dessa imunoglobulina é inferior a 5 mg/dL no sangue.
No entanto, a baixa quantidade dessa imunoglobulina circulante no organismo pode favorecer o aparecimento de doenças, já que as mucosas ficam desprotegidas. Dessa forma, além de poder estar diminuída devido a fatores genéticos, a deficiência de IgA também pode se apresentar em caso de:

– Alterações imunológicas;
– Alergias respiratórias;
– Fibrose cística;
– Leucemia;
– Diarreia crônica;
e outros.

Quando acontece uma diminuição da IgA, é comum que o organismo tente compensar através do aumento da produção de IgM e IgG, com o objetivo de combater a doença e manter o organismo protegido.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com o Biocenter!

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais