Notícias

A interferência dos medicamentos nos exames laboratoriais

7 janeiro 2021

Palavras-chave: Biocenter; medicação; automedicação; exame; resultado; exames laboratoriais

Sabemos que o nosso país é um grande consumidor de medicamentos, e a automedicação se tornou um problema de saúde pública que vem sendo combatido por diversas entidades da saúde.
Sendo assim, surge a dúvida: existe alguma interferência nos exames laboratoriais quando se está fazendo uso de um ou mais medicamentos?

A resposta é SIM.

Quando realizamos um exame laboratorial, temos o intuito de saber como está o estado fisiológico do paciente no momento da coleta. Assim, para que o resultado seja mais preciso, ele deve ser comparado a um valor ou a um intervalo de referência.
Quando o resultado do exame estiver dentro do intervalo de referência, assumimos como “normal”. Quando estiver fora, sugerimos uma anormalidade.

Ficou confuso? Nós explicamos:

O que pode acontecer é que, quando o paciente automedicado vai fazer uma coleta, ele não está em condições comparáveis com as utilizadas para a definição do intervalo de referência.

Outras variações que podem ocorrer na hora do resultado do exame, além da medicação são: dieta, fase do ciclo menstrual, atividade física e stress emocional.

Ficou com alguma dúvida? Consulte a equipe do Biocenter!

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais