Notícias

A interferência dos medicamentos nos exames laboratoriais

7 janeiro 2021

Palavras-chave: Biocenter; medicação; automedicação; exame; resultado; exames laboratoriais

Sabemos que o nosso país é um grande consumidor de medicamentos, e a automedicação se tornou um problema de saúde pública que vem sendo combatido por diversas entidades da saúde.
Sendo assim, surge a dúvida: existe alguma interferência nos exames laboratoriais quando se está fazendo uso de um ou mais medicamentos?

A resposta é SIM.

Quando realizamos um exame laboratorial, temos o intuito de saber como está o estado fisiológico do paciente no momento da coleta. Assim, para que o resultado seja mais preciso, ele deve ser comparado a um valor ou a um intervalo de referência.
Quando o resultado do exame estiver dentro do intervalo de referência, assumimos como “normal”. Quando estiver fora, sugerimos uma anormalidade.

Ficou confuso? Nós explicamos:

O que pode acontecer é que, quando o paciente automedicado vai fazer uma coleta, ele não está em condições comparáveis com as utilizadas para a definição do intervalo de referência.

Outras variações que podem ocorrer na hora do resultado do exame, além da medicação são: dieta, fase do ciclo menstrual, atividade física e stress emocional.

Ficou com alguma dúvida? Consulte a equipe do Biocenter!

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais