Notícias

Cuidados com a saúde durante as viagens

13 janeiro 2021

Palavras-chave: roteiro; viagem; planejamento; saúde; viagem; férias

Quem está organizando uma viagem nas férias sabe que além de preparar o roteiro, é preciso se atentar para imprevistos, principalmente se envolvem nossa saúde.

Seja qual for o roteiro que você escolheu, o planejamento é fundamental. Por isso, no post de hoje vamos falar um pouco sobre como cuidar da nossa saúde durante as viagens.

Antes de embarcar para seu destino, o primeiro ponto a ser estudado é se informar mais sobre a rede credenciada para seu plano de saúde.

Para os que buscam experiências gastronômicas, um alerta importante: a água não tratada e bebidas que utilizam gelo da mesma estão entre os principais fatores de doenças em viagens. Além disso, comidas de rua, peixes e frutos do mar podem causar alergias.

Escolher a estação do ano para realizar a viagem também é um fator importante, já que existem algumas doenças típicas para cada uma delas.

Outro ponto indispensável é se assegurar se o destino escolhido demanda algum tipo de cuidado especial, como a vacinação.
Alguns parasitas também são muito comuns em regiões quentes e arenosas, como o bicho de pé e bicho geográfico. Evite andar descalço principalmente se houver trânsito de animais não vacinados, como cachorros e gatos.

Vale lembrar que algumas infecções só manifestam seus sintomas após o retorno para casa. Sendo assim, você deve informar ao seu médico o roteiro da viagem para que ele possa identificar as possíveis causas, facilitando o diagnóstico e tratamento da doença.

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais