Notícias

Quando o exame de sangue identifica alergias?

28 janeiro 2021

Quem sofre com alergias já deve ter recebido a indicação para fazer alguns testes. A maioria deles são cutâneos, expondo a pele ao contato direto com diversas substâncias, geralmente na região das costas, ou testes orais onde há o consumo de pequenas quantidades de alguns alimentos, por exemplo. Tudo isso para avaliar as reações do corpo.

Estes testes, em especial, sempre são realizados por um especialista em alergia, o alergologista. É uma especialidade diferente do dermatologista, por isso nem todo consultório dermatológico oferece esse tipo de teste. 

Mas, você sabia que também é possível identificar alguns tipos de alergias pelo exame de sangue? 

Quando um alérgico é exposto ao que lhe causa a alergia, é possível identificar no sangue a produção dos anticorpos IgE (imunoglobulina E). A quantidade elevada dessa substância no sangue do paciente é que confirma sua reação alérgica. 

Apesar de ser um caminho mais demorado e menos assertivo, o exame de sangue pode ser utilizado em casos comuns, como alergia a ácaros, pólen, pelos de animais, alimentos, medicamentos, etc.

Também acaba funcionando como alternativa quando o alérgico possui outras complicações de saúde, como doenças de pele que inviabilizam o teste cutâneo, problemas cardíacos ou está em algum tratamento de imunoterapia. 

Siga as orientações do seu alergologista e comece a tratar sua alergia desde já. 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais