Notícias

Quando o exame de sangue identifica alergias?

28 janeiro 2021

Quem sofre com alergias já deve ter recebido a indicação para fazer alguns testes. A maioria deles são cutâneos, expondo a pele ao contato direto com diversas substâncias, geralmente na região das costas, ou testes orais onde há o consumo de pequenas quantidades de alguns alimentos, por exemplo. Tudo isso para avaliar as reações do corpo.

Estes testes, em especial, sempre são realizados por um especialista em alergia, o alergologista. É uma especialidade diferente do dermatologista, por isso nem todo consultório dermatológico oferece esse tipo de teste. 

Mas, você sabia que também é possível identificar alguns tipos de alergias pelo exame de sangue? 

Quando um alérgico é exposto ao que lhe causa a alergia, é possível identificar no sangue a produção dos anticorpos IgE (imunoglobulina E). A quantidade elevada dessa substância no sangue do paciente é que confirma sua reação alérgica. 

Apesar de ser um caminho mais demorado e menos assertivo, o exame de sangue pode ser utilizado em casos comuns, como alergia a ácaros, pólen, pelos de animais, alimentos, medicamentos, etc.

Também acaba funcionando como alternativa quando o alérgico possui outras complicações de saúde, como doenças de pele que inviabilizam o teste cutâneo, problemas cardíacos ou está em algum tratamento de imunoterapia. 

Siga as orientações do seu alergologista e comece a tratar sua alergia desde já. 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais