DST é a sigla para Doenças Sexualmente Transmissíveis; muito além da Aids, são diversas doenças onde a contaminação acontece durante a prática de relações sexuais sem proteção. A única forma de evitá-las é com o uso de camisinha.
Caso você tenha tido alguma relação sexual que gerou desconfiança, o ideal é realizar os testes para cada tipo de doença. Não é necessário esperar nenhum tipo de sintoma. Em alguns casos, a doença pode demorar anos para se manifestar. Então, o quanto antes você souber se foi infectado, poderá começar um tratamento preventivo, além de evitar que outras pessoas se contaminem.
O recomendado é fazer os testes 48h após o ato sexual. Isso por conta da janela imunológica. Antes desse período é possível que o vírus ou a bactéria ainda não apareçam nos exames. Mesmo que a pessoa teste negativo, é interessante repetir os exames após alguns meses, especialmente se a pessoa apresenta algum dos sintomas.
Basicamente, um exame de sangue conseguirá avaliar a maioria dos casos. O exame deve incluir, entre outros:
- anti-HIV (para AIDS): realizado no intervalo de 3 semanas a 3 meses da relação,
- VDRL (para Sífilis), ou pela cultura de bactérias (análise das feridas em microscópio);
- HBsAg e anti-HBs (para Hepatite B);
Aqui no Biocenter fazemos esses e outros tipos de exames para detecção de DSTs. Procure um atendimento médico, e conte com o nosso profissionalismo para sua tranquilidade.