Notícias

Por que a diabetes afeta mais as mulheres?

11 março 2021

A jornada dupla que a maioria das mulheres enfrenta, conciliando carreira profissional e cuidados com o lar e filhos, garante a elas uma rotina mais estressante, com menos tempo para praticar exercícios físicos e se alimentar corretamente.

 

Isso ajuda a explicar porque os casos de diabetes são mais incidentes em mulheres do que homens. Há ainda outros pontos a serem considerados, como a gestação e menopausa. Nenhum deles isoladamente ocasiona a diabetes, mas pode agravar casos leves já pré-existentes que a mulher nem sabia.

 

Essa é uma doença silenciosa, porém alguns sintomas são mais comuns de serem percebidos, tais como: dificuldade na cicatrização de ferimentos, vontade excessiva de urinar, dores nas pernas, sede, fome e fadiga excessivas, entre outros.

 

Para um diagnóstico preciso, o ideal é fazer um exame de sangue. Nele é possível analisar os valores da glicemia em jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue.

 

Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é confirmada a diabete.

Se o resultado ficar entre 110 e 125, é feito o teste de tolerância à glicose.

 

Aqui no Biocenter oferecemos todas essas opções de exames, tanto para mulheres como para homens. Procure a orientação do seu médico e conte com a gente para descobrir os sinais dessa doença silenciosa.

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais