Cada vez mais pessoas estão sendo vacinadas contra a COVID-19. Por isso, o Biocenter vem aqui tirar algumas dúvidas fundamentais nesse período e claro, passar segurança para você. Quando chegar sua vez, tome a vacina!
Atualmente, as duas vacinas sendo aplicadas na população brasileira são da Coronavac em parceria com o Instituto Butantã e a Oxford AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Confira as características conhecidas até o momento:
Coronavac:
- Intervalo entre as doses: de duas a quatro semanas. Preferência para quatro semanas.
- Eficácia após uma dose : indeterminada.
- Eficácia após duas doses: 50,4% para casos leves da doença, podendo chegar próximo de 90% de prevenção às formas mais graves.
Oxford/ AstraZeneca :
- Intervalo entre as doses: 12 semanas.
- Eficácia após uma dose: 76% (depois do 21º dia)
- Eficácia após duas doses: 82%
Lembramos que nos dois casos acima, a pessoa só estará imune após 2 semanas da aplicação da segunda dose.
E se eu já fui infectado com a COVID-19, preciso me vacinar?
Sim! Os casos de reinfecção têm sido cada vez mais comuns, principalmente por conta das novas variantes. As vacinas têm se demonstrado eficazes para essas novas Cepas, que causam agravamento da doença.
Quando vou poder me vacinar?
A vacinação começou por grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas, indígenas e quilombolas. Toda a semana, a faixa etária da população idosa que pode se vacinar é atualizada. Em alguns lugares, já está liberada a partir dos 70 anos. Acompanhe o calendário da sua cidade.
O mais importante neste momento é ter consciência e tomar a vacina. Tanto por você, como pelo próximo. Ela é gratuita, impede que o novo coronavírus evolua com novas variantes e evita, caso você tenha contato com o vírus, que um quadro grave da doença se desenvolva.