Notícias

COVID-19: a vacinação já começou

26 março 2021

Cada vez mais pessoas estão sendo vacinadas contra a COVID-19. Por isso, o Biocenter vem aqui tirar algumas dúvidas fundamentais nesse período e claro, passar segurança para você. Quando chegar sua vez, tome a vacina!

 

Atualmente, as duas vacinas sendo aplicadas na população brasileira são da Coronavac em parceria com o Instituto Butantã e a Oxford AstraZeneca, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Confira as características conhecidas até o momento:

 

Coronavac:

  • Intervalo entre as doses: de duas a quatro semanas. Preferência para quatro semanas.
  • Eficácia após uma dose : indeterminada.
  • Eficácia após duas doses: 50,4% para casos leves da doença, podendo chegar próximo de 90% de prevenção às formas mais graves.

Oxford/ AstraZeneca :

  • Intervalo entre as doses: 12 semanas.
  • Eficácia após uma dose: 76% (depois do 21º dia)
  • Eficácia após duas doses: 82%

 

Lembramos que nos dois casos acima, a pessoa só estará imune após 2 semanas da aplicação da segunda dose.

 

E se eu já fui infectado com a COVID-19, preciso me vacinar?

Sim! Os casos de reinfecção têm sido cada vez mais comuns, principalmente por conta das novas variantes. As vacinas têm se demonstrado eficazes para essas novas Cepas, que causam agravamento da doença.

 

Quando vou poder me vacinar?

A vacinação começou por grupos prioritários: profissionais de saúde, pessoas idosas, indígenas e quilombolas. Toda a semana, a faixa etária da população idosa que pode se vacinar é atualizada. Em alguns lugares, já está liberada a partir dos 70 anos. Acompanhe o calendário da sua cidade.

 

O mais importante neste momento é ter consciência e tomar a vacina. Tanto por você, como pelo próximo. Ela é gratuita, impede que o novo coronavírus evolua com novas variantes e evita, caso você tenha contato com o vírus, que um quadro grave da doença se desenvolva.

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais