Notícias

Como elevar sua imunidade durante a pandemia?

8 abril 2021

A imunidade é a capacidade do seu organismo reagir contra infecções por microorganismos, ou ainda qualquer composto que possa causar algum mal. É o combate natural das nossas células, nosso sistema de defesa. 

 

Muitas vezes ele precisa de uma ajuda externa. Um medicamento, uma vacina, algo que intensifique essa defesa. Não existe um padrão nos sistemas imunológicos, cada pessoa tem o seu. Ele é altamente influenciado por fatores como genética, meio ambiente, estilo de vida, nutrição, além é claro, da própria combinação desses elementos. 

 

De todos eles, aquele que realmente podemos influenciar é a Nutrição. Genética, meio ambiente, e ultimamente até nosso estilo de vida ficam mais difíceis de serem controlados. 

 

Mas, você sempre poderá escolher quais alimentos consumir. Dê preferências a alimentos com vitamina A (bife de fígado, cenoura, batata-doce e frutas de coloração amarelo-alaranjada, como manga) e vitamina C (laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia). 

 

Lembre-se dos nutrientes e minerais também! O Zinco atua justamente no transporte da vitamina A. Você encontra ele consumindo peixes, ovos, feijão e cereais integrais. Já o selênio tem poder antioxidante no sistema imune. Aqui no Brasil, a castanha-do-pará é a principal fonte. 

 

E claro, beba muita água! 

 

Existem exames que identificam a deficiência de vitaminas no seu organismo. Somente a partir desse diagnóstico, um nutricionista poderá avaliar se é necessário entrar com uma suplementação. 

 

Busque uma avaliação com um nutricionista, e se for o seu caso, conte com o Biocenter para realizar seus exames. 

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais