Notícias

Como elevar sua imunidade durante a pandemia?

8 abril 2021

A imunidade é a capacidade do seu organismo reagir contra infecções por microorganismos, ou ainda qualquer composto que possa causar algum mal. É o combate natural das nossas células, nosso sistema de defesa. 

 

Muitas vezes ele precisa de uma ajuda externa. Um medicamento, uma vacina, algo que intensifique essa defesa. Não existe um padrão nos sistemas imunológicos, cada pessoa tem o seu. Ele é altamente influenciado por fatores como genética, meio ambiente, estilo de vida, nutrição, além é claro, da própria combinação desses elementos. 

 

De todos eles, aquele que realmente podemos influenciar é a Nutrição. Genética, meio ambiente, e ultimamente até nosso estilo de vida ficam mais difíceis de serem controlados. 

 

Mas, você sempre poderá escolher quais alimentos consumir. Dê preferências a alimentos com vitamina A (bife de fígado, cenoura, batata-doce e frutas de coloração amarelo-alaranjada, como manga) e vitamina C (laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia). 

 

Lembre-se dos nutrientes e minerais também! O Zinco atua justamente no transporte da vitamina A. Você encontra ele consumindo peixes, ovos, feijão e cereais integrais. Já o selênio tem poder antioxidante no sistema imune. Aqui no Brasil, a castanha-do-pará é a principal fonte. 

 

E claro, beba muita água! 

 

Existem exames que identificam a deficiência de vitaminas no seu organismo. Somente a partir desse diagnóstico, um nutricionista poderá avaliar se é necessário entrar com uma suplementação. 

 

Busque uma avaliação com um nutricionista, e se for o seu caso, conte com o Biocenter para realizar seus exames. 

 

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais