Notícias

TSH e T4: os hormônios e exames que sua tireoide precisa

16 abril 2021

Provavelmente você já ouviu falar da tireóide, mas você sabe como ela funciona? O TSH é um hormônio produzido na glândula hipófise (no nosso cérebro), responsável por estimular a tireóide. Uma vez que a tireóide seja corretamente estimulada, ela irá produzir os hormônios T3 e T4, responsáveis por auxiliar no metabolismo, fornecendo energia para o nosso corpo.

 

Por isso, as disfunções da tireóide podem estar relacionadas ao TSH (ela não ser acionada corretamente) ou ao T3 e T4 (quantidade de hormônios que ela libera). Assim, quando você é consultado por um clínico geral, ou endocrinologista, ele primeiramente irá pedir o exame para TSH.

 

O exame é simples, feito a partir de uma amostra de sangue medindo os níveis do hormônio. A coleta é feita com jejum de pelo menos 4 horas, por isso o ideal é fazer logo pela no período da manhã, pois as quantidades de TSH variam durante o dia.

 

O TSH pode ser pedido em caso de pessoas saudáveis, somente para avaliar a função da tireoide, em pessoas suspeitas e também em casos já confirmados para monitorar medicamentos.

 

Dependendo dos resultados do TSH, o médico irá determinar a necessidade de fazer o T4, avaliando o funcionamento por meio da dosagem do hormônio T4 total e T4 livre. Ele também é um exame de sangue simples. Lembramos que caso você esteja fazendo uso de algum medicamento que interfira na tireoide, deve comunicar ao seu médico para que isso seja levado em consideração na hora da análise.

 

Baixos níveis de T3 e T4 e o excesso de TSH corresponde ao hipotireoidismo: a tireóide atua de forma lenta, gerando aumento de peso.

 

Altos níveis de T3 e T4 e a falta de TSH correspondem ao hipertireoidismo: a tireóide atua de forma acelerada, queimando mais energia do que o necessário, causando uma perda de peso repentina.

 

No Biocenter você encontra os tipos de exame. Procure seu endocrinologista, faça exames regularmente e descubra as tendências do seu organismo.

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais