Notícias

Exame toxicológico Novidades no Código Brasileiro de Trânsito

22 abril 2021

No dia 12 de abril de 2021, tivemos alterações no CBT – Código Brasileiro de Trânsito segundo a Lei Federal 14.071/20, incluindo novidades para a realização do exame toxicológico, também conhecido como Toxicológico Periódico.

 

Com ele, é possível saber se uma pessoa fez uso de substâncias psicoativas (uso de drogas, por exemplo) em um período mais longo do que o detectado em exames de sangue ou urina. Seu parâmetro é a queratina, por isso, neste exame, é feita a coleta de uma pequena amostra de cabelos.

 

Com a nova lei, o exame se torna obrigatório para condutores das categorias C, D e E tanto para obter, renovar ou alterar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Se você tiver menos de 70 anos, deverá realizar o exame a cada 2 anos e meio (30 meses), independente da validade da sua carteira de motorista.

 

Por isso, quem emitiu sua CNH a partir de 13/10/2018 já precisa refazer o exame e registrar o resultado no RENACH. Se o exame der positivo, você ficará suspenso de dirigir por 3 meses.

 

Deixar de realizar o exame não é uma opção. Você tem 30 dias após o vencimento para colocar o documento em dia. Caso contrário, será considerado infração gravíssima com 7 pontos na carteira e multa de R$1467,35.

 

Conte com o Biocenter para fazer seus exames toxicológicos e dirija sempre com seus documentos em dia!

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais