A asma é uma doença crônica, ou seja, que ainda não tem cura, que afeta as vias respiratórias e o pulmão. Segundo o Ministério da Saúde e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no Brasil temos cerca de 6,4 milhões de pacientes com asma acima dos 18 anos.
O dia 21 de junho foi escolhido para promover mais informação sobre essa doença a fim de que as pessoas fiquem atentas logo aos primeiros sinais: falta de ar, tosse constante, chiado ao respirar, desconforto torácico, ansiedade e eventualmente infecção na garganta.
Apesar de não haver cura, com o diagnóstico precoce, é possível controlar a doença e prevenir que novas crises aconteçam. Outro ponto importante, é não confundir seus sintomas com os da COVID-19. Por isso, o ideal é procurar atendimento médico o quanto antes.
Não é possível prever quem terá asma ou não. No geral, fatores genéticos como o histórico familiar ou até casos de rinite e obesidade podem ser fatores de risco. O ambiente também pode apresentar influência no desenvolvimento de casos, se houver exposição à poeira, ácaros, fungos ou até variações climáticas.
O Biocenter Laboratório de Análises Clínicas separou algumas medidas de prevenção para quem tem asma diminuir a frequência das crises, confira:
- Manter o ambiente limpo, principalmente o quarto onde você dorme;
- Evitar tapetes, carpetes e cortinas;
- Deixar os animais domésticos na área de serviço;
- Usar cobertores, colchões e fronhas com materiais antialérgicos e encapá-los com plásticos enquanto estiverem fora de uso;
- Aquecedores ou ares condicionados ressecam o ar. Quando ligá-los, deixar no ambiente uma bacia ou toalha molhada;
- Ensacar casacos e roupas com tecidos que acumulam ácaros;
- Beber muita água;
- Aprender a reconhecer seus gatilhos a fim de evitá-los. Por exemplo: pólen, poeira e pelos de animais.
Lembramos que hoje também começa o inverno. Nesta estação, os sintomas de quem tem asma se agravam por conta das baixas temperaturas, queda da umidade do ar e maior permanência em ambientes fechados. Fique atento!