Notícias

21 de junho: Dia Nacional do Controle da Asma

21 junho 2021

A asma é uma doença crônica, ou seja, que ainda não tem cura, que afeta as vias respiratórias e o pulmão. Segundo o Ministério da Saúde e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só no Brasil temos cerca de 6,4 milhões de pacientes com asma acima dos 18 anos.

 

O dia 21 de junho foi escolhido para promover mais informação sobre essa doença a fim de que as pessoas fiquem atentas logo aos primeiros sinais: falta de ar, tosse constante, chiado ao respirar, desconforto torácico, ansiedade e eventualmente infecção na garganta.

 

Apesar de não haver cura, com o diagnóstico precoce, é possível controlar a doença e prevenir que novas crises aconteçam. Outro ponto importante, é não confundir seus sintomas com os da COVID-19. Por isso, o ideal é procurar atendimento médico o quanto antes.

 

Não é possível prever quem terá asma ou não. No geral, fatores genéticos como o histórico familiar ou até casos de rinite e obesidade podem ser fatores de risco. O ambiente também pode apresentar influência no desenvolvimento de casos, se houver exposição à poeira, ácaros, fungos ou até variações climáticas.

 

O Biocenter Laboratório de Análises Clínicas separou algumas medidas de prevenção para quem tem asma diminuir a frequência das crises, confira:

 

  • Manter o ambiente limpo, principalmente o quarto onde você dorme;
  • Evitar tapetes, carpetes e cortinas;
  • Deixar os animais domésticos na área de serviço;
  • Usar cobertores, colchões e fronhas com materiais antialérgicos e encapá-los com plásticos enquanto estiverem fora de uso;
  • Aquecedores ou ares condicionados ressecam o ar. Quando ligá-los, deixar no ambiente uma bacia ou toalha molhada;
  • Ensacar casacos e roupas com tecidos que acumulam ácaros;
  • Beber muita água;
  • Aprender a reconhecer seus gatilhos a fim de evitá-los. Por exemplo: pólen, poeira e pelos de animais.

 

Lembramos que hoje também começa o inverno. Nesta estação, os sintomas de quem tem asma se agravam por conta das baixas temperaturas, queda da umidade do ar e maior permanência em ambientes fechados. Fique atento!

 

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais