Além da campanha de doação de sangue, o mês de junho é destinado à informação e prevenção sobre a saúde do sangue, principalmente os casos de anemia e leucemia.
A anemia consiste na redução dos níveis dos relativos aos glóbulos vermelhos presentes no sangue (hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrocitária). Essa condição por si só não é uma doença, mas sinal de que existe uma doença, como problemas renais crônicos, alterações no metabolismo do ferro, sangramentos, deficiência de vitaminas entre outras.
Já a leucemia está entre os principais tipos de câncer de sangue no Brasil. Geralmente ela é descoberta ainda na infância. Estima-se que por ano, 11 mil brasileiros são diagnosticados com essa doença.
Diferente da anemia, quando se tem leucemia, os glóbulos brancos deixam de defender o organismo, sendo produzidos descontroladamente e causando acúmulo na medula óssea. Esse excesso acaba impedindo que células saudáveis se propaguem.
Em ambos os casos, é o exame de sangue que irá confirmar se a pessoa está mesmo com alguma doença. Por isso, é muito importante manter suas idas regulares ao médico, e deixar seus exames em dia.
Ao primeiro sinal, o tratamento correto poderá ser iniciado.