Notícias

Junho Laranja: mês de combate à anemia e leucemia

24 junho 2021

Além da campanha de doação de sangue, o mês de junho é destinado à informação e prevenção sobre a saúde do sangue, principalmente os casos de anemia e leucemia.

 

A anemia consiste na redução dos níveis dos relativos aos glóbulos vermelhos presentes no sangue (hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrocitária). Essa condição por si só não é uma doença, mas sinal de que existe uma doença, como problemas renais crônicos, alterações no metabolismo do ferro, sangramentos, deficiência de vitaminas entre outras.

 

Já a leucemia está entre os principais tipos de câncer de sangue no Brasil. Geralmente ela é descoberta ainda na infância. Estima-se que por ano, 11 mil brasileiros são diagnosticados com essa doença.

 

Diferente da anemia, quando se tem leucemia, os glóbulos brancos deixam de defender o organismo, sendo produzidos descontroladamente e causando acúmulo na medula óssea. Esse excesso acaba impedindo que células saudáveis se propaguem.

 

Em ambos os casos, é o exame de sangue que irá confirmar se a pessoa está mesmo com alguma doença. Por isso, é muito importante manter suas idas regulares ao médico, e deixar seus exames em dia.

 

Ao primeiro sinal, o tratamento correto poderá ser iniciado.

 

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais