Notícias

Exames hormonais podem ajudar a identificar doenças precocemente?

1 julho 2021

Primeiramente, vamos relembrar o que são os hormônios. Produzidos pelas glândulas do nosso sistema endócrino, essas substâncias são responsáveis por diversas respostas fisiológicas em nosso corpo, como crescimento, capacidade reprodutiva, metabolismo, entre outras.

 

Homens e mulheres podem ter hormônios iguais e outros específicos. A adrenalina, por exemplo, é um hormônio comum aos dois, responsável por acelerar o ritmo cardíaco e a respiração, preparando o corpo para reagir a uma determinada situação de risco. Já o estrógeno é exclusivo a mulheres, sendo produzido pelo ovário. A testosterona, apesar de existir em poucas quantidades nas mulheres, é mais predominante ao sexo masculino, responsável pelo desenvolvimento de pelos, músculos e voz grossa.

 

Alterações hormonais precisam ser acompanhadas de perto. As avaliações podem começar por um simples exame de sangue. Nas mulheres, isso é mais comum para acompanhar casos de TPM, gravidez e menopausa. Mas os homens precisam do mesmo cuidado. É possível identificar precocemente casos de tireoide e até o diagnóstico de alguns tipos de câncer.

 

Outro ponto importante é que a disfunção de hormônios pode gerar reflexos na aparência física e até consequências para a saúde emocional, como casos de depressão.

 

Conte com uma das 3 unidades do Biocenter Laboratório de Análises Clínicas, em Piracicaba, para ter seus exames hormonais em dia e antecipe respostas importantes à sua saúde.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais