Notícias

Exames hormonais podem ajudar a identificar doenças precocemente?

1 julho 2021

Primeiramente, vamos relembrar o que são os hormônios. Produzidos pelas glândulas do nosso sistema endócrino, essas substâncias são responsáveis por diversas respostas fisiológicas em nosso corpo, como crescimento, capacidade reprodutiva, metabolismo, entre outras.

 

Homens e mulheres podem ter hormônios iguais e outros específicos. A adrenalina, por exemplo, é um hormônio comum aos dois, responsável por acelerar o ritmo cardíaco e a respiração, preparando o corpo para reagir a uma determinada situação de risco. Já o estrógeno é exclusivo a mulheres, sendo produzido pelo ovário. A testosterona, apesar de existir em poucas quantidades nas mulheres, é mais predominante ao sexo masculino, responsável pelo desenvolvimento de pelos, músculos e voz grossa.

 

Alterações hormonais precisam ser acompanhadas de perto. As avaliações podem começar por um simples exame de sangue. Nas mulheres, isso é mais comum para acompanhar casos de TPM, gravidez e menopausa. Mas os homens precisam do mesmo cuidado. É possível identificar precocemente casos de tireoide e até o diagnóstico de alguns tipos de câncer.

 

Outro ponto importante é que a disfunção de hormônios pode gerar reflexos na aparência física e até consequências para a saúde emocional, como casos de depressão.

 

Conte com uma das 3 unidades do Biocenter Laboratório de Análises Clínicas, em Piracicaba, para ter seus exames hormonais em dia e antecipe respostas importantes à sua saúde.

Mais notícias

Lavar as mãos: um hábito simples que protege sua saúde

Lavar as mãos: um hábito simples que protege sua saúde

Desde muito cedo ouvimos alguém nos pedir para lavar as mãos. Parece até amolação, não é mesmo? Com a pandemia do novo coronavírus, porém, esse mesmo pedido adquiriu status e tom mais críticos. Virou quase que uma questão de vida ou morte. Mas por que tanta ênfase...

ler mais
Hepatites virais: tudo o que você precisa saber

Hepatites virais: tudo o que você precisa saber

Hepatite viral é uma doença infecciosa que ataca o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. É tida como um problema sério de saúde mundial. No Brasil, as ocorrências mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Em menor quantidade, também há registros...

ler mais