Notícias

Exames hormonais podem ajudar a identificar doenças precocemente?

1 julho 2021

Primeiramente, vamos relembrar o que são os hormônios. Produzidos pelas glândulas do nosso sistema endócrino, essas substâncias são responsáveis por diversas respostas fisiológicas em nosso corpo, como crescimento, capacidade reprodutiva, metabolismo, entre outras.

 

Homens e mulheres podem ter hormônios iguais e outros específicos. A adrenalina, por exemplo, é um hormônio comum aos dois, responsável por acelerar o ritmo cardíaco e a respiração, preparando o corpo para reagir a uma determinada situação de risco. Já o estrógeno é exclusivo a mulheres, sendo produzido pelo ovário. A testosterona, apesar de existir em poucas quantidades nas mulheres, é mais predominante ao sexo masculino, responsável pelo desenvolvimento de pelos, músculos e voz grossa.

 

Alterações hormonais precisam ser acompanhadas de perto. As avaliações podem começar por um simples exame de sangue. Nas mulheres, isso é mais comum para acompanhar casos de TPM, gravidez e menopausa. Mas os homens precisam do mesmo cuidado. É possível identificar precocemente casos de tireoide e até o diagnóstico de alguns tipos de câncer.

 

Outro ponto importante é que a disfunção de hormônios pode gerar reflexos na aparência física e até consequências para a saúde emocional, como casos de depressão.

 

Conte com uma das 3 unidades do Biocenter Laboratório de Análises Clínicas, em Piracicaba, para ter seus exames hormonais em dia e antecipe respostas importantes à sua saúde.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais