O inverno é a estação do ano mais propícia ao desenvolvimento de doenças respiratórias. Algumas delas são muito parecidas em sintomas, mas com consequências e tratamentos diferentes, por isso é tão importante saber distingui-las. É o caso da gripe e pneumonia, onde uma pode desencadear a outra.
Quando pensamos em gripe, na verdade estamos falando em vários tipos de vírus que estão no ar. No geral, eles causam um quadro clínico mais grave que o resfriado, com os seguintes sintomas:
- Mal-estar geral no corpo
- Febre alta
- Nariz e pulmões congestionados
- Tosse com catarro em excesso
- Irritação no nariz e nos olhos
Todos esses sintomas estão relacionados às vias aéreas superiores. Já no caso da pneumonia, a infecção se dá nos pulmões. Ela pode ser transmitida por vírus, ou por bactérias.
Os sintomas são diferentes dependendo da origem, e principalmente dependendo da idade do paciente. Crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido manifestam a doença de forma diferente a jovens e adultos.
Para pneumonias virais, os mais comuns são:
- Dor de garganta
- Coriza
- Dor de ouvido
- Espirros
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
Para pneumonias bacterianas, os sintomas são:
- Tosse com muito catarro
- Febre alta, acima de 39°C
- Dificuldade para respirar
- Falta de ar
- Dor no peito
A maioria das pessoas acredita que esses casos se curam sozinhos, esperando que com o tempo os sintomas diminuam. Isso não é verdade. Sem tratamento, as doenças podem ser agravadas, levando inclusive à morte. Se você apresenta um ou mais desses sintomas busque atendimento médico.