Notícias

O que você sabe sobre a anemia?

29 julho 2021

Ouvir dizer que alguém está anêmico é algo recorrente. Geralmente, o comentário é associado a pessoas pálidas, cansadas ou com pouca disposição. Isso tem um fundo de verdade. A anemia é a falta de glóbulos vermelhos e hemoglobina no sangue. Eles são responsáveis por transportar oxigênio, ou seja, um organismo com anemia sofre pela falta de oxigênio em tecidos, células, órgãos, podendo desencadear uma série de complicações.

 

Os principais sintomas são:

  • Falta de apetite;
  • Cansaço generalizado;
  • Palidez (principalmente na parte interna dos olhos e gengivas);
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Mãos e pés frios;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça;
  • Coração acelerado.

Se você desconfiar de algum desses sintomas, o ideal é procurar um clínico geral que irá direcioná-lo a um hematologista, essa é a especialidade dedicada às doenças do sangue. O médico começará solicitando um exame de sangue para avaliar justamente a quantidade de glóbulos vermelhos e hemoglobina.

 

Atualmente, consideramos um indicativo positivo para anemia caso os valores de hemoglobina estejam abaixo de 12 g/dL para mulheres e 14 g/dL para homens. Após confirmar o diagnóstico da doença, é necessário realizar outros exames para identificar a causa dessa anemia.

 

Por exemplo, pode ser uma deficiência por falta de ferro ou falta de vitamina B12. Se estes exames estiverem normais e mesmo assim você estiver com anemia, uma biópsia da medula óssea pode ser solicitada a fim de investigar se o órgão produtor da hemoglobina é o ponto chave da questão.

 

Somente o médico poderá confirmar seu diagnóstico de anemia, sua origem e iniciar o tratamento mais adequado. Mas, você sempre poderá contar com uma das unidades do Biocenter Laboratório de Análises Clínicas, em Piracicaba, para realizar seus exames e contribuir com um diagnóstico seguro.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais