Notícias

Agosto Dourado: mês dedicado ao aleitamento materno.

12 agosto 2021

A amamentação é um momento único entre mãe e filho, sendo essencial para a saúde do bebê, porém que ainda é visto com muitos tabus pela sociedade, inibindo essa prática fundamental à vida.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2017, apenas 38% dos bebês com menos de seis meses tinham o leite materno como alimentação exclusiva, menos da metade da taxa considerada ideal, que é a partir de 80%.

 

É esperado que uma criança mame até os 2 anos de idade. Porém, no mínimo até os 6 meses nenhum outro alimento deve ser introduzido em sua dieta, a não ser sob orientação médica. Essa introdução precoce de uma alimentação complementar pode levar o bebê a recusar o peito, fazendo a produção de leite diminuir gradativamente.

 

No momento inicial da amamentação, a criança primeiramente suga um líquido, mais diluído para a hidratação e só depois de um tempo, o leite mais concentrado, rico em gorduras que sacia a fome. Isso nos indica duas coisas: a primeira é não desistir da mamada no meio do processo, sem interromper para a troca de peito. O segundo ponto é que o bebê busca a amamentação não somente para saciar a fome, mas quando tem sede ou precisa de conforto e segurança.

 

Não coloque limites na amamentação do seu filho. Incentive outras mães a continuarem nesse ato de carinho e cuidado que fará toda a diferença na relação de vocês.

 

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais