Notícias

Diabetes: pesquisas querem evitar aumento de casos no futuro

26 agosto 2021

O fato de 10% da população mundial ser diabética e de haver milhões de pré-diabéticos, (causa preocupação. A revista Atualidade em Saúde, do site do Diagnósticos do Brasil, mostrou que pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, dedicam-se a encontrar meios de amenizar esse cenário.

 

A questão central é: como as células beta tornam-se deficientes ou morrem? Amparados na medicina regenerativa, os cientistas analisam a influência de diversos fatores genéticos e ambientais. Sua intenção é desenvolver tratamentos que melhorem a função das células beta e favoreçam a regulação da glicose no sangue.

A diabetes mellitus tipo 1 surge quando há disfunção ou destruição das células beta. Já a diabetes mellitus tipo 2, aparece quando as células beta não dão mais conta de secretar insulina suficiente ou a insulina produzida não funciona adequadamente.

 

Algumas perspectivas:

Diabetes tipo 1 – há pesquisas para descobrir a viabilidade de se usar células-tronco pluripotentes como substitutas seguras para células beta quiescentes (que não estão se dividindo). A terapia de reposição celular tenta fazer com que o paciente gere a própria insulina.

 

Diabetes tipo 2 – um recente estudo clínico mostrou eficiência e bom grau de tolerância na mudança para a insulina Icodec, de administração semanal. Conforme a revista Atualidade em Saúde, a Insulina Icodec promove redução contínua, lenta e constante do açúcar no sangue durante toda a semana.

 

Mas, quais exames necessários para identificar a diabetes?

 

O Biocenter Laboratório, com 3 unidades em Piracicaba, lista os principais:

 

– Glicemia de jejum (GJ): realizado através de uma única coleta de sangue com 8 horas de jejum.

 

– Teste oral de tolerância à glicose (TOTG): é realizado através de duas coletas. A primeira, com jejum de 8 horas. Em seguida, o paciente ingere um líquido de 75 gramas de glicose diluída em água. Após 2 horas, ele realiza outra coleta. Neste meio tempo, o paciente deve permanecer em repouso no laboratório.

 

– Hemoglobina glicada (HbA1c): realizado através de uma única coleta de sangue e não necessita de jejum. O seu resultado representa os níveis de glicose dos últimos 3 a 4 meses e sofre menor variabilidade dia a dia.

 

Tem alguma dúvida? Manda pra gente!

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais