Notícias

Hepatites virais: tudo o que você precisa saber

9 setembro 2021

Hepatite viral é uma doença infecciosa que ataca o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. É tida como um problema sério de saúde mundial. No Brasil, as ocorrências mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Em menor quantidade, também há registros da hepatite D. Já o tipo E, ocorre mais na África e Ásia.

A hepatite A é transmitida por alimentos ou água contaminados, ou no contato com alguém que esteja infectado. Seus sintomas são fadiga, náuseas, dor no peito, falta de apetite e febre baixa. A infecção acaba em um ou dois meses, sozinha. Existe uma vacina para a prevenção, recomendada para casos especiais.

Os tipos mais crônicos são os das hepatites B e C. Como seus sintomas nem sempre aparecem, a doença pode evoluir ao longo dos anos de forma silenciosa. Assim, o fígado acaba comprometido, dando condições para que surjam problemas como fibrose avançada, cirrose, câncer, e até a necessidade de transplante.

A hepatite B não tem cura, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Unidades Básicas de Saúde disponibilizam vacina. Já a do tipo C não tem vacina, porém, existem medicamentos que proporcionam sua cura.

Segundo dados do Ministério da Saúde, todo ano, cerca de 1,4 milhões de pessoas perdem suas vidas para as hepatites virais no mundo. No caso do tipo C, a taxa de mortalidade pode ser comparada à do HIV e da tuberculose.

 

Prevenção

Higiene é palavra de ordem quando se trata da prevenção das hepatites virais. Portanto, lave muito bem os alimentos, cozinhe alimentos crus (carnes e frutos do mar), beba somente água tratada e boa para o consumo.

Como o contato pessoal é uma maneira de transmissão, lave as mãos e utilize álcool em gel após ir ao banheiro e antes das refeições. Além disso, evite locais próximos a esgoto a céu aberto.

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como escova de dentes, lixas e alicates, nem seringas e agulhas. No caso dos objetos perfurantes, certifique-se de que estejam devidamente esterilizados. Como dito anteriormente, há vacinas para a prevenção das hepatites A e B.

Por fim, use preservativo nas relações sexuais.

 

Diagnóstico

Alguns exames de sangue são capazes de identificar o tipo da hepatite. Também produzem informações acerca do histórico da pessoa – se teve contato prévio com o vírus, se foi vacinada, se ficou curada. Há casos em que a ultrassonografia é utilizada para avaliar o estado do fígado.

Os exames mais comuns são:

 

  • AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), antigamente chamado de TGO e TGP respectivamente.
  • Fosfatase alcalina.
  • GGT ou Gama GT (gama glutamil transpeptidase)
  • Bilirrubinas (direta, indireta e total)
  • TAP (tempo de protrombina ativa) ou TP (tempo de protrombina)
  • Albumina
  • LDH (lactato desidrogenase)
  • Anti-HBs
  • HBSAg
  • Anti HCV
  • Hepatite A IgG e IgM

 

 

O Biocenter Laboratório realiza todos os exames para a detecção da hepatite viral. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99710-5200.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais