Notícias

Lavar as mãos: um hábito simples que protege sua saúde

16 setembro 2021

Desde muito cedo ouvimos alguém nos pedir para lavar as mãos. Parece até amolação, não é mesmo? Com a pandemia do novo coronavírus, porém, esse mesmo pedido adquiriu status e tom mais críticos. Virou quase que uma questão de vida ou morte.

Mas por que tanta ênfase nesse tipo de higienização? É tão importante assim, ou o pessoal que exagera? Bem, a resposta a estas perguntas é simples: sim, trata-se de uma atitude extremamente necessária! Justamente por ser um hábito simples, para alguns parece banal, ineficiente. Contudo, na verdade, é o oposto. Evita uma série de doenças – inclusive a covid-19.

Nossas mãos estão em contato com as mais diversas superfícies, o dia inteiro. Sem perceber, cumprimentamos alguém, encostamos no corrimão, dividimos a garrafa de refrigerante, abrimos a mesma maçaneta que outras pessoas… E mais: constantemente nos coçamos, esfregamos os olhos, passamos a mão na boca, no nariz, etc.

Se você parar para refletir, perceberá o quão vulneráveis estamos para nos contaminarmos. E não é papo de neurótico. Trata-se de saúde. Resfriado, intoxicação alimentar e hepatite do tipo A são males que também acometem pessoas sem o hábito de lavar as mãos.

 

Com que frequência se lava as mãos?

Regularmente! Mas, calma, não precisa estar de 5 em 5 minutos diante da pia.

 

Exemplos de situações que exigem higienização das mãos:

– Antes das refeições

– Antes de manusear alimentos

– Ao usar o banheiro

– Ao espirrar, assuar o nariz e tossir

– Ao ter contato com outras pessoas

– Ao ter contato com animais

– Ao manusear lixo

– Ao manusear produtos químicos de limpeza

– Ao usar transportes públicos

– Ao chegar da rua em casa

 

Lavar as mãos não é simplesmente dar aquela molhadinha. É preciso usar sabonete e esfregar uma mão na outra (não só as palmas, hein?), entrelaçando os dedos. Em cerca de 20 segundos desse ritual você consegue se proteger dos germes contagiantes (bactérias, vírus, fungos e protozoários).

Caso não tenha como usar água e sabão, o hoje mais que conhecido álcool em gel é uma ótima, e indicada, opção. As variadas opções que encontramos desse produto no mercado facilitam nossa proteção ao longo do dia.

O importante é não se descuidar. Por mais simples que seja, higienizar as mãos não é amolação. Nunca foi. Trata-se de uma importante forma de proteção para sua saúde. Então, não se negligencie.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais