Notícias

Lavar as mãos: um hábito simples que protege sua saúde

16 setembro 2021

Desde muito cedo ouvimos alguém nos pedir para lavar as mãos. Parece até amolação, não é mesmo? Com a pandemia do novo coronavírus, porém, esse mesmo pedido adquiriu status e tom mais críticos. Virou quase que uma questão de vida ou morte.

Mas por que tanta ênfase nesse tipo de higienização? É tão importante assim, ou o pessoal que exagera? Bem, a resposta a estas perguntas é simples: sim, trata-se de uma atitude extremamente necessária! Justamente por ser um hábito simples, para alguns parece banal, ineficiente. Contudo, na verdade, é o oposto. Evita uma série de doenças – inclusive a covid-19.

Nossas mãos estão em contato com as mais diversas superfícies, o dia inteiro. Sem perceber, cumprimentamos alguém, encostamos no corrimão, dividimos a garrafa de refrigerante, abrimos a mesma maçaneta que outras pessoas… E mais: constantemente nos coçamos, esfregamos os olhos, passamos a mão na boca, no nariz, etc.

Se você parar para refletir, perceberá o quão vulneráveis estamos para nos contaminarmos. E não é papo de neurótico. Trata-se de saúde. Resfriado, intoxicação alimentar e hepatite do tipo A são males que também acometem pessoas sem o hábito de lavar as mãos.

 

Com que frequência se lava as mãos?

Regularmente! Mas, calma, não precisa estar de 5 em 5 minutos diante da pia.

 

Exemplos de situações que exigem higienização das mãos:

– Antes das refeições

– Antes de manusear alimentos

– Ao usar o banheiro

– Ao espirrar, assuar o nariz e tossir

– Ao ter contato com outras pessoas

– Ao ter contato com animais

– Ao manusear lixo

– Ao manusear produtos químicos de limpeza

– Ao usar transportes públicos

– Ao chegar da rua em casa

 

Lavar as mãos não é simplesmente dar aquela molhadinha. É preciso usar sabonete e esfregar uma mão na outra (não só as palmas, hein?), entrelaçando os dedos. Em cerca de 20 segundos desse ritual você consegue se proteger dos germes contagiantes (bactérias, vírus, fungos e protozoários).

Caso não tenha como usar água e sabão, o hoje mais que conhecido álcool em gel é uma ótima, e indicada, opção. As variadas opções que encontramos desse produto no mercado facilitam nossa proteção ao longo do dia.

O importante é não se descuidar. Por mais simples que seja, higienizar as mãos não é amolação. Nunca foi. Trata-se de uma importante forma de proteção para sua saúde. Então, não se negligencie.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais