Atraso na menstruação, alterações no sono, fadiga e mamas doloridas podem indicar gravidez. A certeza, no entanto, vem somente por meio da análise que detecta o hormônio beta-hCG (sigla para gonadotrofina coriônica humana).
Essa análise ocorre a partir da urina ou do sangue. O primeiro caso é aquele do teste rápido, chamado beta-hCG qualitativo. Pode ser feito a partir do segundo dia de atraso da menstruação. Em poucos minutos, a mulher fica sabendo se está, ou não, esperando bebê.
Apesar disso, o resultado não detalha a concentração de hormônio no sangue. Se der negativo e as suspeitas persistirem, recomenda-se repetir o teste três a cinco dias mais tarde.
A segunda maneira de se descobrir uma gravidez é procurar um laboratório para coletar sangue. O objetivo é detectar a quantidade de hormônio, daí o nome do exame, beta-hCG quantitativo, sendo este teste o mais preciso.
Análise do resultado
De forma sintética, pode-se analisar o resultado de um teste assim:
– Beta-hCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo
– Beta-hCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido (repetir o exame após três dias)
– Beta-hCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo
Com resultado positivo, faça ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semana ou entre a 20ª e a 24ª semana da gravidez para levantar os detalhes da gestação.
Atenção antes do exame
Antes de fazer o teste, informe-se quanto ao uso de determinados medicamentos que possam influenciar o resultado. Entre estes estão:
– Tranquilizantes;
– Diuréticos;
– Medicamentos para tratamento de infertilidade;
– Anticonvulsivantes;
O Biocenter Laboratório realiza os exames de gravidez. Nosso site (www.biocenterlabor.com.br) traz, inclusive, instruções para a realização de cada um. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99710-5200.