Notícias

Teste de gravidez: tudo o que você precisa saber

23 setembro 2021

Atraso na menstruação, alterações no sono, fadiga e mamas doloridas podem indicar gravidez. A certeza, no entanto, vem somente por meio da análise que detecta o hormônio beta-hCG (sigla para gonadotrofina coriônica humana).

Essa análise ocorre a partir da urina ou do sangue. O primeiro caso é aquele do teste rápido, chamado beta-hCG qualitativo. Pode ser feito a partir do segundo dia de atraso da menstruação. Em poucos minutos, a mulher fica sabendo se está, ou não, esperando bebê.

Apesar disso, o resultado não detalha a concentração de hormônio no sangue. Se der negativo e as suspeitas persistirem, recomenda-se repetir o teste três a cinco dias mais tarde.

A segunda maneira de se descobrir uma gravidez é procurar um laboratório para coletar sangue. O objetivo é detectar a quantidade de hormônio, daí o nome do exame, beta-hCG quantitativo, sendo este teste o mais preciso.

 

Análise do resultado

De forma sintética, pode-se analisar o resultado de um teste assim:

 

– Beta-hCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo

– Beta-hCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido (repetir o exame após três dias)

– Beta-hCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo

 

Com resultado positivo, faça ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semana ou entre a 20ª e a 24ª semana da gravidez para levantar os detalhes da gestação.

 

Atenção antes do exame

Antes de fazer o teste, informe-se quanto ao uso de determinados medicamentos que possam influenciar o resultado. Entre estes estão:

 

– Tranquilizantes;

– Diuréticos;

– Medicamentos para tratamento de infertilidade;

– Anticonvulsivantes;

 

O Biocenter Laboratório realiza os exames de gravidez. Nosso site (www.biocenterlabor.com.br) traz, inclusive, instruções para a realização de cada um. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99710-5200.

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo. A checagem costuma ser solicitada...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais