Notícias

Teste de gravidez: tudo o que você precisa saber

23 setembro 2021

Atraso na menstruação, alterações no sono, fadiga e mamas doloridas podem indicar gravidez. A certeza, no entanto, vem somente por meio da análise que detecta o hormônio beta-hCG (sigla para gonadotrofina coriônica humana).

Essa análise ocorre a partir da urina ou do sangue. O primeiro caso é aquele do teste rápido, chamado beta-hCG qualitativo. Pode ser feito a partir do segundo dia de atraso da menstruação. Em poucos minutos, a mulher fica sabendo se está, ou não, esperando bebê.

Apesar disso, o resultado não detalha a concentração de hormônio no sangue. Se der negativo e as suspeitas persistirem, recomenda-se repetir o teste três a cinco dias mais tarde.

A segunda maneira de se descobrir uma gravidez é procurar um laboratório para coletar sangue. O objetivo é detectar a quantidade de hormônio, daí o nome do exame, beta-hCG quantitativo, sendo este teste o mais preciso.

 

Análise do resultado

De forma sintética, pode-se analisar o resultado de um teste assim:

 

– Beta-hCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo

– Beta-hCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido (repetir o exame após três dias)

– Beta-hCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo

 

Com resultado positivo, faça ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semana ou entre a 20ª e a 24ª semana da gravidez para levantar os detalhes da gestação.

 

Atenção antes do exame

Antes de fazer o teste, informe-se quanto ao uso de determinados medicamentos que possam influenciar o resultado. Entre estes estão:

 

– Tranquilizantes;

– Diuréticos;

– Medicamentos para tratamento de infertilidade;

– Anticonvulsivantes;

 

O Biocenter Laboratório realiza os exames de gravidez. Nosso site (www.biocenterlabor.com.br) traz, inclusive, instruções para a realização de cada um. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99710-5200.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais