Hoje é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data, como a maioria do gênero, visa alertar e conscientizar a população sobre manter a saúde do órgão em dia. Afinal, doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Mas como manter uma rotina benéfica? Bem, aplicando uma receita já bastante divulgada: alimentação saudável e práticas regulares de atividades físicas. O acompanhamento médico e de um nutricionista é importante, já que cada pessoa exige uma atenção específica.
Contudo, além disso, há algo relevante que também deve ser um hábito: os exames cardiovasculares ou check-ups. São eles que dirão sobre a saúde de seu coração. As informações que se consegue por meio dessas análises ajudam a identificar problemas e, assim, norteiam os tratamentos mais apropriados.
Recomenda-se que a partir dos 40 anos de idade a pessoa realize a chamada bateria anual de exames. Uma avaliação médica dirá a frequência ideal para cada um – idade, estilo de vida, histórico familiar, entre outros aspectos, influenciam nessa necessidade.
De qualquer forma, em geral, o paciente submete-se aos seguintes exames:
– Triglicérides
– Creatinina;
– Ureia
– Potássio e sódio
– Glicemia de jejum;
– Hemoglobina glicada;
– Hemograma completo;
– Colesterol total e frações
– TSH (hormônio tireoestimulante)
– Urina tipo 1
– T4 livre
– Eletrocardiograma
– Ecocardiograma
– Teste ergométrico
Manter o coração monitorado significa levar uma vida melhor e com condições de ser mais duradoura. Não se descuide. O Biocenter Laboratório realiza exames cardiovasculares. Nosso site traz informações e instruções para a realização de cada um. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99710-5200.