Notícias

Coração saudável: manter rotina de exames é fundamental

29 setembro 2021

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data, como a maioria do gênero, visa alertar e conscientizar a população sobre manter a saúde do órgão em dia. Afinal, doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).

Mas como manter uma rotina benéfica? Bem, aplicando uma receita já bastante divulgada: alimentação saudável e práticas regulares de atividades físicas. O acompanhamento médico e de um nutricionista é importante, já que cada pessoa exige uma atenção específica.

Contudo, além disso, há algo relevante que também deve ser um hábito: os exames cardiovasculares ou check-ups. São eles que dirão sobre a saúde de seu coração. As informações que se consegue por meio dessas análises ajudam a identificar problemas e, assim, norteiam os tratamentos mais apropriados.

Recomenda-se que a partir dos 40 anos de idade a pessoa realize a chamada bateria anual de exames. Uma avaliação médica dirá a frequência ideal para cada um – idade, estilo de vida, histórico familiar, entre outros aspectos, influenciam nessa necessidade.

De qualquer forma, em geral, o paciente submete-se aos seguintes exames:

 

– Triglicérides

– Creatinina;

– Ureia

– Potássio e sódio

– Glicemia de jejum;

– Hemoglobina glicada;

– Hemograma completo;

– Colesterol total e frações

– TSH (hormônio tireoestimulante)

– Urina tipo 1

– T4 livre

– Eletrocardiograma

– Ecocardiograma

– Teste ergométrico

 

Manter o coração monitorado significa levar uma vida melhor e com condições de ser mais duradoura. Não se descuide. O Biocenter Laboratório realiza exames cardiovasculares. Nosso site traz informações e instruções para a realização de cada um. Entre em contato conosco pelo WhatsApp (19) 99710-5200.

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais