Notícias

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

14 outubro 2021

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo.

A checagem costuma ser solicitada por um médico quando o paciente apresenta sintomas como urinar várias vezes ao dia, sentir fome e sede demasiadas, náuseas e mal-estar, perda de peso sem razão e tontura frequente. Soma-se a este quadro o fato de haver parente de primeiro grau com diabetes.

Quem precisar se submeter ao exame de glicemia deverá ficar de jejum por oito horas (incluindo ingestão moderada de água). Se for uma criança, vale observar que até 3 anos de idade, o jejum será de três horas e para as crianças de 3 a 9 anos, jejum de 4 a 5 horas.

O jejum pode não ser necessário àqueles que já fazem tratamento para diabetes. Porém, a coleta de sangue deve ocorrer antes da próxima dose de insulina. Pacientes com diabetes tipo 1 ou 2 têm de se submeter a esse check-up a cada três meses, em média.

De qualquer modo, antes de ir ao laboratório para a coleta de sangue, será importante que se evitem exercícios físicos de alto impacto e a ingestão de bebida alcoólica e de cafeína em grande quantidade.

O Biocenter Laboratório, com 4 unidades em Piracicaba, realiza o exame de glicemia. Nosso site traz as instruções completas. Não é necessário agendar o exame, mas para a sua comodidade, o Biocenter oferece o serviço de agendamento de exames pelo nosso WhatsApp: (19) 99710-5200.

Mais notícias

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Exame CA-125: o que é e o que ele detecta?

Para descobrir a quantidade de proteína CA-125 no sangue, realiza-se o exame que leva o mesmo nome. Seu resultado ajuda a mapear a possibilidade de diversas doenças, principalmente a de câncer de ovário. Isso porque o antígeno CA-125 está presente na maioria das...

ler mais
Por que optar por um plano de saúde?

Por que optar por um plano de saúde?

Se existe um bem realmente precioso, esse é a nossa saúde. Com ela não se brinca, com ela não se bobeia. Por isso, devemos zelar por uma vida regrada a boa alimentação, exercícios físicos e hábitos que tragam benefícios.   Mesmo assim, ainda que nos dediquemos ao...

ler mais
Coração saudável: manter rotina de exames é fundamental

Coração saudável: manter rotina de exames é fundamental

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Coração. A data, como a maioria do gênero, visa alertar e conscientizar a população sobre manter a saúde do órgão em dia. Afinal, doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, conforme a Organização Pan-Americana da Saúde...

ler mais