Notícias

Exame de glicemia: entenda por que é preciso realizá-lo

14 outubro 2021

Medir o nível de açúcar no sangue, esse é o objetivo do exame de glicemia e os principais propósitos dessa análise são: detectar a diabetes e acompanhar e controlar essa doença – que pode permanecer assintomática durante muito tempo.

A checagem costuma ser solicitada por um médico quando o paciente apresenta sintomas como urinar várias vezes ao dia, sentir fome e sede demasiadas, náuseas e mal-estar, perda de peso sem razão e tontura frequente. Soma-se a este quadro o fato de haver parente de primeiro grau com diabetes.

Quem precisar se submeter ao exame de glicemia deverá ficar de jejum por oito horas (incluindo ingestão moderada de água). Se for uma criança, vale observar que até 3 anos de idade, o jejum será de três horas e para as crianças de 3 a 9 anos, jejum de 4 a 5 horas.

O jejum pode não ser necessário àqueles que já fazem tratamento para diabetes. Porém, a coleta de sangue deve ocorrer antes da próxima dose de insulina. Pacientes com diabetes tipo 1 ou 2 têm de se submeter a esse check-up a cada três meses, em média.

De qualquer modo, antes de ir ao laboratório para a coleta de sangue, será importante que se evitem exercícios físicos de alto impacto e a ingestão de bebida alcoólica e de cafeína em grande quantidade.

O Biocenter Laboratório, com 4 unidades em Piracicaba, realiza o exame de glicemia. Nosso site traz as instruções completas. Não é necessário agendar o exame, mas para a sua comodidade, o Biocenter oferece o serviço de agendamento de exames pelo nosso WhatsApp: (19) 99710-5200.

Mais notícias

Vai renovar sua cnh?

Vai renovar sua cnh?

FAÇA O SEU EXAME TOXICOLÓGICO NO BIOCENTER Prezamos pela segurança no trânsito e pela sua saúde! É por isso que somos a sua escolha certa na hora de realizar o exame toxicológico necessário para obtenção e renovação da sua CNH. No Biocenter, compreendemos a...

ler mais
Síndrome de patau: o que é e como identificar?

Síndrome de patau: o que é e como identificar?

A Síndrome de Patau é uma condição extremamente incomum que ocorre quando um indivíduo recebe uma cópia adicional do cromossomo 13, resultando em um total de três em vez dos usuais dois. Essa duplicação cromossômica pode desencadear deformidades no sistema nervoso, e...

ler mais
Inteligência artificial e medicina

Inteligência artificial e medicina

Suas contribuições para a saúde e a educação médica. A inteligência artificial (IA) corresponde a um ramo da Ciência da Computação que projeta ferramentas de software que simulam processos de inteligência humana, incluindo aprendizado, raciocínio e autocorreção. Por...

ler mais