A obesidade surge quando passamos a ingerir mais do que o organismo é capaz de gastar e isso começa a causar prejuízos à saúde. O corpo acumula gordura em excesso, abrindo caminho para o surgimento de diversas doenças – diabetes, pressão alta, gota, problemas nas articulações, dificuldade respiratória, pedra na vesícula, entre outras.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma pessoa é considerada obesa quando seu índice de massa corporal (IMC) está maior ou igual a 30 kg/m2 e a faixa de peso normal varia entre 18,5 e 24,9 kg/m2. O cálculo desse índice é feito dividindo o peso (kg) pelo valor resultante do dobro da altura.
Na pandemia, a obesidade torna-se um agravante, especialmente àqueles que contraíram a covid-19. Doenças crônicas associadas à obesidade costumam agravar o quadro de pacientes assim.
O tratamento é simples e bastante divulgado: mudança de estilo de vida, investindo em uma alimentação saudável e menos energética e realizando atividades físicas regularmente.
Alguns exames são indicados para a análise do metabolismo e do funcionamento corporal. Entre estes os de perfil lipídico, tolerância à glicose, análise hormonal, funcionamento do fígado e da tireoide. Lembre-se sempre de que um médico deve ser consultado para uma avaliação apropriada e a solicitação de exames.
Se você precisar realizar esse monitoramento, entre em contato com o Biocenter Laboratório. Em nosso site há informações acerca dos procedimentos necessários. Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200.