Notícias

O Brasil é um país de idosos?

18 novembro 2021

O Brasil já não é mais um país de jovens. Um recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a tendência de envelhecimento da população mantém-se no país. E mais: o número de pessoas com mais de 60 anos já supera o de crianças com até 9 anos de idade.

Essa perspectiva coloca uma série de desafios no colo da ciência e do desenvolvimento tecnológico e social. Gestores de saúde precisam intensificar e planejar iniciativas que possam garantir um futuro mais preparado – até porque a expectativa de vida também aumentou, de 45 para 75 anos de idade.

Em paralelo ao poder público, e que cabe aos jovens de hoje, deve-se investir em medicina preventiva e numa vida regrada pela qualidade (alimentação saudável, atividades físicas). Também é importante monitorar a saúde por meio de exames regulares e do tratamento adequado para eventuais problemas de saúde existentes.

Tornar a rotina do dia a dia mais benéfica ao corpo e à alma não é modismo nem papo-furado. Trata-se de uma atitude séria, necessária. Alguns exemplos reais nos mostram o quão construtivo caminhar nessa direção pode ser.

A província japonesa de Okinawa abriga o maior número de centenários do mundo. E esses idosos, em sua maioria, são pessoas que cuidam de si de forma autônoma. Estão bem. A linha em comum que os une inclui hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas regulares e o convívio social frequente (com a família e os amigos).

Mantenha-se bem e saudável. Realize seus checkups em uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório. Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200. Estamos a sua disposição!

Mais notícias

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Asma: o que você precisa saber sobre a doença

Nesta semana, tivemos o Dia Mundial de Combate à Asma – celebrado toda primeira terça-feira de maio. A doença ataca os pulmões e provoca inflamação crônica dos brônquios. Também é conhecida como bronquite alérgica e bronquite asmática. As causas mais comuns estão...

ler mais
Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Hipertensão: veja dicas de como prevenir a doença

Na semana do Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), é válido tratarmos um pouco mais do assunto. A doença, afinal, é uma das que mais matam no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Caracteriza-se pelo aumento da pressão arterial....

ler mais
Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Mantenha a saúde em dia durante todo o ano

Saúde é um bem precioso que temos. Por tal razão, mantê-la em dia deve estar no topo de qualquer lista de prioridades. E cuidar de nosso corpo e mente não exige nada complexo. Atitudes simples e mudanças de hábitos rendem uma qualidade de vida melhor, mais saudável e...

ler mais