Notícias

O Brasil é um país de idosos?

18 novembro 2021

O Brasil já não é mais um país de jovens. Um recente levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a tendência de envelhecimento da população mantém-se no país. E mais: o número de pessoas com mais de 60 anos já supera o de crianças com até 9 anos de idade.

Essa perspectiva coloca uma série de desafios no colo da ciência e do desenvolvimento tecnológico e social. Gestores de saúde precisam intensificar e planejar iniciativas que possam garantir um futuro mais preparado – até porque a expectativa de vida também aumentou, de 45 para 75 anos de idade.

Em paralelo ao poder público, e que cabe aos jovens de hoje, deve-se investir em medicina preventiva e numa vida regrada pela qualidade (alimentação saudável, atividades físicas). Também é importante monitorar a saúde por meio de exames regulares e do tratamento adequado para eventuais problemas de saúde existentes.

Tornar a rotina do dia a dia mais benéfica ao corpo e à alma não é modismo nem papo-furado. Trata-se de uma atitude séria, necessária. Alguns exemplos reais nos mostram o quão construtivo caminhar nessa direção pode ser.

A província japonesa de Okinawa abriga o maior número de centenários do mundo. E esses idosos, em sua maioria, são pessoas que cuidam de si de forma autônoma. Estão bem. A linha em comum que os une inclui hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas regulares e o convívio social frequente (com a família e os amigos).

Mantenha-se bem e saudável. Realize seus checkups em uma das quatro unidades do Biocenter Laboratório. Fale com nosso atendimento pelo WhatsApp (19) 99710-5200. Estamos a sua disposição!

Mais notícias

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Mitos e verdades sobre o câncer de próstata

Este é o mês marcado pela campanha do Novembro Azul. Uma série de ações é realizada visando informar as pessoas quanto aos cuidados com a saúde do homem. O tema principal é a prevenção ao câncer de próstata. A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino,...

ler mais
Por que investir em medicina preventiva para sua empresa

Por que investir em medicina preventiva para sua empresa

A medicina preventiva é uma grande aliada quando se fala em investir em saúde e bem-estar. Com ela é possível monitorar de perto o que acontece em nosso corpo. Isso inclui detectar eventuais problemas e encaminhar os devidos tratamentos de forma precoce. Uma empresa...

ler mais